PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E MUNICÍPIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM
Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar como o curso de Formação Continuada em Educação Integral e em tempo integral oferecido a professores e gestores da rede municipal de Vitorino/PR está se transformando em uma comunidade de aprendizagem entre os professores da educação básica e superior. Pretende-se analisar, também, a contribuição desta formação para superar os problemas da prática pedagógica no cotidiano escolar. O curso de extensão: “Educação Integral e em Tempo Integral” é resultado de um convênio entre Universidade Federal da Fronteira Sul com a Secretaria de Educação daquele município. A experiência está sendo desenvolvida neste ano de 2014 por vinte professores pesquisadores da UFFS, que ministram o curso. A formação envolve os setenta e cinco profissionais que atuam na rede de ensino e está sendo realizada por meio de encontros presenciais que abordam temáticas referentes às diversas áreas de conhecimento na perspectiva de educação integral. Conta ainda com atividades semipresenciais e à distância, visando a efetivação no cotidiano escolar dos estudos realizados, por meio de experiências, projetos e produção de material didático referente a formação. Considera-se que o trabalho desenvolvido de forma conjunta entre educação básica e superior possibilita a se pensar como um horizonte em construir uma comunidade de aprendizagem com postura investigativa para desenvolver estudos e práticas que promovam inovação pedagógica nas escolas, da reflexão e compartilhamento das experiências desenvolvidas em sala de aula que foram bem sucedidas, visando o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria da qualidade da educação ofertada.
Palavras-chave: Educação Integral. Educação básica. Educação Superior. Comunidade de Aprendizagem. Formação Continuada