AS NOVAS POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES E ANÁLISE DOCUMENTAL A PARTIR DE SALAMANCA
Resumen
A acessibilidade vem sendo utilizado nos últimos anos com muita frequência, como o advento do modelo de inclusão e com a necessidade de ampliação do acesso e permanência, por isso, perpassa hoje por diferentes formas, fundamentando a igualdade e a diferença como valores indissociáveis. O presente artigo tem como foco central analisar e discutir o novo Referencial de acessibilidade na Educação Superior e a avaliação in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a partir da Declaração de Salamanca e Enquadramento da acção nas áreas das necessidades educativas especiais. O novo Referencial de acessibilidade na Educação Superior implantado a partir do SINAES está contemplando com o que diz os documentos bases (Declaração de Salamanca) sobre a inclusão e as necessidades educativas especiais? O estudo baseou-se por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico a partir de uma análise documental. A Universidade é um espaço para a criação, a transferência e aplicação de conhecimentos e para a formação e capacitação do indivíduo, como também para o avanço da educação em todas as suas formas. Diante disso, a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais requer uma (re) elaboração de muitas ações com base no sujeito e não somente no grupo. Portanto, entender a verdadeira função social da educação superior requer a sensibilização de todos os atores institucionais para a criação de uma nova cultura, que priorize a articulação da tríade “pesquisa-ensino-extensão” em prol da resolução de problemas e demandas da comunidade na qual está inserida.