Eixo temático: Formação e Diversidade Categoria: Trabalho completo
Resumen
: Para pensar as questões relativas à inclusão do aluno com deficiência no ensino superior, o artigo aborda as teorizações de Norbert Elias e suas contribuições para a efetiva inserção desse aluno. No recorte feito para esta discussão, optamos por trabalhar com os textos, “Os estabelecidos e outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade”, “O processo civilizador”, “A sociedade dos indivíduos” e “A sociedade da corte”. Com base nas construções do teórico, apresentamos algumas reflexões que visam a explorar duas questões. A primeira, diz respeito ao impacto que a inserção de alunos com deficiência produz nos segmentos da comunidade educacional, a relativa precariedade das formas de acolhimento e de implementação de práticas pedagógicas favoráveis ao seu desenvolvimento. A segunda questão diz da implantação de políticas públicas de inclusão em consonância com o ensino superior. Entendemos que o campo teórico apresentado nesta discussão auxilia na compreensão de fatores que interferem no processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino superior desde o ingresso até as condições de permanência que envolvem questões de ordem legal, já definidas, mas também questões culturais e pedagógicas que precisam ser pensadas e construídas.
Palavras-Chave: Práticas pedagógicas. Políticas públicas. Processos de inclusão no ensino superior.