PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A RELAÇÃO COM TRANSTORNOS EMOCIONAIS DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Estela Maris Camargo Bernardelli UNIPLAC
  • Mareli Eliane Graupe

Resumen

O presente trabalho faz parte de um projeto de investigação em desenvolvimento numa universidade pública estadual em Santa Catarina, cujo propósito é analisar as relações entre os processos de ensino e aprendizagem e as implicações na saúde mental dos estudantes. A motivação surgiu a partir das atividades desenvolvidas pela pesquisadora como psicóloga na instituição, no atendimento psicológico aos estudantes. A frequente procura dos discentes dos vários cursos de graduação pelo apoio psicológico, está relacionada a conflitos subjetivos e a incidência de diagnósticos psicopatológicos. Assim, busca-se analisar o processo ensino e aprendizagem de estudantes do sétimo e oitavo semestre de um curso numa instituição pública de ensino superior e sua correlação com o aparecimento de transtornos mentais. A seleção dessa população ocorreu após pesquisa documental sobre os índices de aprovação/reprovação dos estudantes, com taxas de reprovação superior a 50% dos matriculados semestralmente em duas disciplinas específicas de um dos quatro cursos de graduação. Também participaram do estudo os três professores das referidas disciplinas. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista focalizada, e os dados foram categorizados pela análise de conteúdo qualitativa com apoio do software MAXQDA. Os resultados parciais apontam índices maiores de reprovação em disciplinas na fase profissionalizante em comparação as fases iniciais da graduação, no processo ensino predominam métodos tradicionais de ensino como aulas teóricas e expositivas, o processo de avaliação é centrado prioritariamente no estudante, dependendo do mesmo, o sucesso e o fracasso. Identificou-se a ocorrência de transtornos mentais com prevalência da ansiedade.

Palavras chave – Ensino superior. Ensino e Aprendizagem. Transtornos mentais.



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Publicado

2014-09-09

Cómo citar

Camargo Bernardelli, E. M., & Graupe, M. E. (2014). PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A RELAÇÃO COM TRANSTORNOS EMOCIONAIS DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 991–998. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/4962

Número

Sección

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem