PROCESSOS OU PRODUTOS? DILEMAS DA PESQUISA E FORMAÇÃO ACADEMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO
Resumen
Este trabalho busca questionar os objetivos da Pós Graduação Brasileira em relação ao seu resultado final, ou seja, o produto que se espera das investigações científicas pelo Estado e suas políticas. As metas propostas pelo Plano Nacional de Pós Graduação - PNPG (2010), e orientadas pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão este que regula e fomenta os Programas de Pós Graduação das Instituições de Ensino Superior determinam a preponderância economicista de produção de resultados em detrimento da formação social crítica do sujeito e da consciência-de-si. Dentro desta discussão de resultados e a sua significação, salta aos olhos a característica técnica destes, na qual a ação instrumental se sobressai à ação comunicativa, reificando pesquisadores e educadores à função de produtividade e atendimento de demanda de mercado. A opinião dos educadores independentemente de seu forte embasamento, parece não sensibilizar e penetrar efetivamente no tecido político com força suficiente e como fator determinante para as Políticas Públicas de investimento em uma ação efetiva de formação e transformação da sociedade. Para tanto, neste texto vamos buscar dentro de uma visão hermenêutica, relacionar as formulações destes índices de avaliação e suas tendências, para entendermos as relações e possíveis rumos da pesquisa em Educação dentro do contexto atual, proporcionando uma análise crítica do sistema avaliativo do Ministério da Educação (MEC), que busca analisar estes indicadores de resultado através do olhar do sistema CAPES de produção científica e produtividade.