PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA – UM OLHAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Heliana Lia Tissiani Gobbato UNOESC

Resumen

Este estudo consiste em um relato da experiência na educação infantil da Escola Básica Municipal Santa Maria Goretti, atendendo ao Programa de Incentivo à Leitura: Prazer em Ler (Praler), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São Lourenço do Oeste – SC, com o objetivo de articular ações de incentivo à leitura entre os diferentes níveis e/ou etapas do ensino. Partiu-se da problemática em que se indaga: Como criar o hábito da leitura em alunos e professores da rede municipal de ensino, de forma que esta tenha seu espaço na rotina escolar? Assim, o Praler buscou contribuir por meio de ações educativas, condições de exercício da leitura, respeitando as diversidades culturais e sociais, a realidade de cada escola e o nível de ensino. Para isso, foram definidas ações estratégicas, como a capacitação continuada para os professores “promotores” da leitura e a definição de um momento diário para a prática da leitura, de forma a se tornar um hábito. Neste artigo, buscou-se enfatizar a experiência desenvolvida no contexto da educação infantil, onde o projeto de incentivo à leitura fez com que se criasse um novo espaço na rotina escolar, desencadeando-se nas contações de histórias e dramatizações, que trouxeram mais alegria e entusiasmo na vivência das crianças na escola. Considera-se que a leitura é a chave que abre as portas do conhecimento para todas as disciplinas curriculares. No projeto enfatizou-se a leitura como uma das prioridades na melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem nas escolas lourencianas.

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Cómo citar

Gobbato, H. L. T. (2011). PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA – UM OLHAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1289

Número

Sección

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem