ENTRE A PAIDEIA E A MODERNIDADE: O DIÁLOGO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Filipi Vieira Amorim UNIPLAC
  • Mauro Grün UNIPLAC

Resumen

O ideal de formação/educação que os gregos desenvolveram em seu tempo (Idade Antiga) perpassa o contexto social da época e se mostra atual em suas propostas e objetivos à luz da Paideia. Destarte, em tempos conflituosos entre pensar e agir, entre prática pedagógica e teoria educacional, é relevante a proposta de uma reflexão histórica para a retomada da perspectiva indissociável entre filosofia e pedagogia, entre aplicação técnico-científica e ética. O objetivo principal do artigo é apresentar a proposta socrática do diálogo vivo como prática pedagógica, pois é com os gregos que nasce o logos, a razão, e, a partir disso, seria legada à cultura ocidental toda uma tradição capaz de se manter influente por milênios. A justificativa para este ensaio ocorre no que corresponde à prática pedagógica enquanto resgate de uma proposta firmada por ideais que não perderam a validade, mas que foram ignorados por alguns autores com o surgimento da Idade e da Ciência Moderna. A hermenêutica filosófica será a base para a elevação do real (do atual) ao conceito; sendo assim, o esforço fenomenológico vai ao encontro da compreensão sobre a realidade e permite elaborar uma orientação para a prática educacional contemporânea. Os resultados deste ensaio são apresentados como conclusões provisórias, e sinalizam uma proposta de educação enquanto formação ética e política, que considera o pensar e o agir indissociáveis para um caminho salutar à educação na contemporaneidade.

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Cómo citar

Amorim, F. V., & Grün, M. (2011). ENTRE A PAIDEIA E A MODERNIDADE: O DIÁLOGO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1274

Número

Sección

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem