ENSINO POR COMPETÊNCIAS: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DE CURRÍCULO
Resumen
O artigo apresenta um estudo sobre a Construção de Competência, que teve por objetivo conhecer a percepção de professores atuantes em escolas profissionalizantes na cidade de Lages, SC, sobre o Ensino por Competências (EPC). Alvo de grandes controvérsias, o EPC apresenta-se ora como um novo paradigma educacional, ora como prática educacional rejeitada por significativos quadros de educadores e formadores, os quais lhe atribuem conotação de mecanismo de manipulação do capitalismo neoliberal sobre o mundo do trabalho. Elegeu-se como metodologia o Estudo de Caso, considerando que este permite uma adequada análise qualitativa aplicada sobre um número reduzido de sujeitos, situações e/ou conceitos, mas capaz de obter resultados relevantes. No caso específico deste estudo entrevistaram-se professores do Serviço Nacional da Indústria (Senai), atuantes em ensino médio e profissionalizante. A investigação desenvolveu-se por meio de duas etapas. A primeira contou com a elaboração do quadro de referências a partir dos conceitos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e, a segunda, com a aplicação de um questionário para conhecer a formação, perfil, atuação dos entrevistados, nível de informação e o desenvolvimento do EPC na instituição onde atuam. O presente estudo de caso apresentou algumas conclusões interessantes que bem ilustram um quadro geral ou de desinformação ou deficiência de informações acerca de EPC. A percepção desse conceito é muito limitada entre a maioria dos docentes, mesmo entre aqueles que atuam em estabelecimentos que aplicam a metodologia EPC. Pudemos perceber que alguns ainda veem essa proposta com desconfiança, outros, com simpatia, pois acreditam em uma real mudança paradigmática no campo da educação.Descargas
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Cómo citar
Barros, I. S. C. de. (2011). ENSINO POR COMPETÊNCIAS: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DE CURRÍCULO. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1273
Número
Sección
Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem