NECESSIDADES ESPECIAIS E PROCESSO DE INCLUSÃO: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JOAÇABA – SANTA CATARINA
Resumen
O processo de inclusão deve acontecer de forma global no tratamento dos alunos com necessidades especiais, tanto na rede pública quanto na rede privada do ensino regular. Muitas escolas e profissionais não estão preparados para trabalhar integralmente com esses alunos e o processo de inclusão encontra-se no início de uma caminhada, avançando lentamente em sua efetividade. Dessa forma, objetiva-se verificar a concepção de professores da rede regular de ensino do município de Joaçaba – SC sobre o processo de inclusão, as dificuldades mais encontradas, alterações físicas e de recursos após a promulgação da Lei de Inclusão, realizando ainda uma comparação entre a rede pública e privada de ensino no que diz respeito às variáveis propostas a essa temática. Utilizou-se como metodologia, a coleta dos dados por meio de questionários entregues nas escolas que possuíam alunos com necessidades especiais, para professores e diretores, sendo recolhidos em data posterior, com agendamento. As pessoas com necessidades educacionais especiais precisam ser tratadas como pessoas pensantes e inteligentes, como o são, e como dignos por estarem naquele ambiente escolar. Os professores precisam aprender sobre estes alunos e compreender novas formas eficientes, para ensiná-los, efetivamente, considerando a importância de uma estrutura de trabalho para estes profissionais. Nos resultados já obtidos podemos perceber que a maioria dos diretores e professores acreditam no processo de inclusão, assim como perceberam alterações físicas e de recursos após a promulgação da Lei da inclusão e que a principal dificuldade encontrada pelos professores é no processo ensino-aprendizagem.Descargas
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Cómo citar
Sehnem, S. B., Lazoroto, T. C., & Palosqui, V. (2011). NECESSIDADES ESPECIAIS E PROCESSO DE INCLUSÃO: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JOAÇABA – SANTA CATARINA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1253
Número
Sección
Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social