“GORDINHOS”, “GORDINHAS” E O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumen
A obesidade talvez seja o maior problema relacionado à saúde que a sociedade moderna esteja enfrentando. As tecnologias, juntamente com a globalização, trouxeram muitos benefícios, mas também inúmeras comodidades que tornam o homem adulto, como também as crianças e adolescentes, sedentários. A presente pesquisa caracterizou-se como de campo, quantitativa e qualitativa, embasada, principalmente, nas ideias de: Guedes e Guedes, Kacth e McArdle, Pollock e Wilmore. A literatura descreve inúmeros fatores que contribuem para o sobrepeso e a obesidade, nas crianças e adolescentes, destacam-se, porém, dois aspectos: os internos e os externos. Por meio do critério do Índice de Massa Corporal (IMC), a presente pesquisa empírica foi realizada com o universo total de 284 crianças e adolescentes inseridos na educação física escolar, intencionalmente, enquadrando-os como normais, com sobrepeso ou obesos, segundo tabulação de Must, Dallal e Diezt (1991). A pesquisa evidenciou na classificação total 82% dos alunos enquadrando-se como normais, 11% com sobrepeso e 7% obesos. No que se refere ao questionário entregue à direção da Escola Básica Urbano Salles, instituição estudada, pode-se verificar que a direção da escola trocou inúmeros produtos industrializados por naturais, e fornece merenda supervisionada por nutricionista. Contudo, para se combater esta doença moderna, é preciso uma luta conjunta, um modelo de prevenção, englobando profissionais da saúde, professores, direção, pais e os próprios alunos, onde que a adequação de novos hábitos é a maior arma de combate à obesidade infantil e em adolescentes.