FORMAÇĂO CONTINUADA EM SERVIÇO NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM CHAPECÓ/SC

Autores

  • Letícia Ribeiro Lyra UFFS
  • Anisia Ripplinger UFFS

Resumo

O PDE estabelece ações para a melhoria da educação básica pública. Entre estas, foi criado o IDEB, que cruza dados de reprovação e evasão com os resultados de exames de desempenho escolar dos estudantes do ensino público. As escolas que apresentam baixo IDEB devem focar suas estratégias a fim de aumentar esse índice. Em consonância com o que foi exposto, propôs-se o projeto de extensão de formação continuada em serviço para professores de uma escola do ensino fundamental da rede estadual no município de Chapecó, SC que apresenta baixo IDEB. Parte-se da premissa que a fundamentação teórica e as reflexões dialógicas possam dar sustentação à prática do professor e, com isso, modificá-la implicando diretamente sobre a aprendizagem escolar dos alunos. Também se entende que este projeto fortalece a política de inclusão ao inverter a lógica de exclusão imposta aos estudantes que fracassam na escola. Assim, objetiva melhorar a aprendizagem escolar dos estudantes dos anos iniciais da referida escola. São realizados encontros mensais de quatro horas com os professores nos quais se fazem reflexões teórico-práticas de temas previamente relacionados pelos docentes, além de estes cumprirem atividades não presenciais, que consistem em leituras de textos científicos previamente selecionados. Entre os temas abordados destaca-se a indisciplina, emoção na sala de aula, relacionamento professor-aluno, motivação e autoestima. Este projeto de extensão ainda está em andamento, porém, entende-se que há um interesse por parte dos professores da escola em realizar as reflexões a fim de promover a aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, aumentar o desempenho escolar.

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Como Citar

Lyra, L. R., & Ripplinger, A. (2011). FORMAÇĂO CONTINUADA EM SERVIÇO NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM CHAPECÓ/SC. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1215

Edição

Seção

Eixo 2. Formação e valorização dos profissionais da Educação