UMA ABORDAGEM DAS TENDÊNCIAS TEÓRICAS SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
Resumen
A temática sobre a qualidade da educação vem recebendo uma atenção especial nas duas últimas décadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sendo entendida como um dos direitos humanos primordiais. Atualmente, destacam-se diversas tendências teóricas sobre o que vem a ser qualidade da educação, na América Latina, o que torna complexo e estimulante nosso intento de contribuir para o debate que visa sua definição categórica. Trabalhamos com a metodologia histórico-crítica, procurando articular texto e contexto, analisando as pesquisas e publicações da Unesco que se constituíram em fontes para o nosso trabalho numa perspectiva dialética. Nosso objetivo principal neste artigo é o de apresentar algumas das visões teóricas sobre qualidade da educação que se destacaram nas pesquisas e publicações da Unesco sobre a América Latina, desde a década de 1990. Nossa atual realidade histórica é marcada pela nova fase do modo de produção capitalista, caracterizada pela Globalização Neoliberal. A perspectiva educacional da Unesco, a partir da década de 1990, evidenciou a prevalência do enfoque adotado pelo Banco Mundial, fortemente marcado entre sistema educativo e sistema de mercado. Neste trabalho, percebemos a existência de três tendências teóricas sobre qualidade da educação na América Latina. Concluímos, concordando com a ideia de que a definição teórica de qualidade da educação deva ser, prioritariamente, um problema social e político, e não somente pedagógico e técnico; o que quase inviabiliza sua categorização universal ou consensual.Descargas
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Cómo citar
Tavares, E. L. H. (2011). UMA ABORDAGEM DAS TENDÊNCIAS TEÓRICAS SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1205
Número
Sección
Eixo 1 - Estado e Políticas Públicas de Educação