QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Autores/as

  • Charlene Rampazzo UNOESC
  • Kassiane Schwingel UNOESC
  • Sherlon Cristina de Bastiani UNOESC

Resumen

O artigo propõe-se a discutir alguns conceitos de “qualidade da educação”, partindo de uma concepção histórico-filosófica de Catão e abordando alguns autores, como Gentili e Enguita, buscando reconhecer as práticas pedagógicas que tais concepções implicam, bem como as finalidades das conceituações. Para melhor compreender a realidade atual, busca-se estabelecer comparações entre tais conceitos e os objetivos e conceituações dos organismos internacionais que são responsáveis pela medição da qualidade da educação na atualidade. Destaca-se, também, a organização da educação nacional e o sistema de avaliação a que ela se submete, a fim de reconhecer o seu papel regulador. O objetivo do artigo não é estabelecer um julgamento de valor sobre as concepções ou sobre a forma que a educação nacional está organizada, mas sim expô-las para que o leitor possa melhor se posicionar, instigando-o ao debate.

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Cómo citar

Rampazzo, C., Schwingel, K., & Bastiani, S. C. de. (2011). QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1196

Número

Sección

Eixo 1 - Estado e Políticas Públicas de Educação