ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS

Autores/as

  • Zenilde Durli UFFS
  • Marizete Rossana Aparecida Brasil UNOESC

Resumen

O trabalho apresenta estudo sobre a questão do espaço pedagógico na educação infantil.  O corpus de análise compreende três documentos: i) Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil – volume II de 1998a; ii) Referenciais Curriculares para a Educação Infantil de 1998c; iii) Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil de 2006. Busca compreender, por meio da análise de conteúdo, a concepção de espaço/espaço físico e ambiente/ambiente físico nessas publicações oficiais dedicadas à educação infantil. Os resultados da pesquisa evidenciam que nos documentos oficiais os conceitos de espaço e ambiente são tratados como sinônimos, contrariando as produções teóricas sobre a temática e dificultando o entendimento que o professor deveria ter sobre as especificidades de cada um deles na prática desenvolvida nas instituições de educação infantil.

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Cómo citar

Durli, Z., & Brasil, M. R. A. (2011). ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1190

Número

Sección

Eixo 1 - Estado e Políticas Públicas de Educação