Planejamento multidisciplinar no Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Irmão Miguel.
Abstract
Este artigo tem como objetivo compartilhar os caminhos percorridos pelo grupo de professores da EBM Irmão Miguel na superação de suas dificuldades no planejamento de trabalho pedagógico no primeiro trimestre de 2014, bem como elencar as possibilidades que encontramos para avançar em nossa prática. Participantes de uma proposta democrática que oportuniza a elaboração da própria proposta pedagógica, embasados no materialismo histórico dialético, elaboramos nosso planejamento dando voz e vez aos membros da comunidade escolar. O planejamento realizado por temas, com a coleta de falas dos envolvidos na dinâmica do processo de ensino e aprendizagem e que enfatizam a realidade social em que está inserida a unidade escolar. Embasados em estudiosos como FREIRE (2005, 2007), JAPIASSÚ (1976), MORIN (2003) e STRIEDER (2004) elaboramos um planejamento que respeite a diversidade existente e que oportunize a ampliação dos saberes científicos. Como Unidade integrante do projeto observatório “Estratégias e Ações Multidisciplinares nas Áreas de Conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens da Mesorregião do Oeste Catarinense: Implicações na Qualidade da Educação Básica” temos a oportunidade de através da formação continuada, ampliar nossos conhecimentos e por conseqüência rompermos as fronteiras da fragmentação do conhecimento disciplinarizado e caminharmos para uma perspectiva de prática coletiva, onde a aprendizagem seja o objetivo de todos.
Palavras- chave: Planejamento. Multidisciplinaridade. Aprendizagem