CENAS DAS DIVERSIDADES QUE MERECEM ATENÇÃO: A CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA

Authors

  • Márcia Adriana Rosmann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Câmpus Santo Augusto
  • Luisa Cadorim Facenda Universidade de Passo Fundo - UPF

Abstract

Resumo

A escola tem sido ao longo se sua história existencial, um espaço-tempo de reprodução de saberes e de produção das relações sociais, afetivas e culturais, em todas as suas dimensões. Nesse sentido, os diferentes grupos vão constituindo suas crenças e convicções acerca de suas experiências e vivências, no que tange preconceitos, valores morais, éticos e materiais. Desse modo, a escola e a docência na contemporaneidade necessitam estender sua atenção para as cenas das diversidades, as quais estão presentes e com intensidades cada vez maiores em nossa sociedade. O objetivo deste pôster é mostrar algumas delas para que possamos entender melhor esse novo contexto que se configura atualmente. Falaremos de duas instituições, uma Pública e outra Privada, o que nos mostra a expressividade das cenas em todos os lugares.  Além de descrevê-las, e assim, munindo-nos de arsenal teórico, faremos uma reflexão acerca da literatura pertinente à temática em questão. 

Palavras-chave: Educação. Diversidades Sociais, Culturais e Ambientais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-09-08

How to Cite

Rosmann, M. A., & Facenda, L. C. (2014). CENAS DAS DIVERSIDADES QUE MERECEM ATENÇÃO: A CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 431–442. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5106

Issue

Section

Eixo 3. Educação e Diversidade Cultural