PRÁTICAS DOCENTES EM SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Abstract
Resumo
A inclusão de alunos com necessidade educacionais especiais na educação escolar é um direito garantido pela legislação. O acesso e permanência na escola é um direito assegurado para todos os educandos e entre eles, estão os alunos com necessidade educacionais especiais. Esse artigo parte da pergunta: Quais são as práticas dos professores em salas de atendimento educacional especializado e como estas contribuem com os alunos que apresentam deficiência intelectual na educação infantil do município de Lages – SC? Objetiva analisar a práxis docente em sala de atendimento educacional especializado com alunos que apresentam deficiência intelectual. Tem como objetivos específicos: identificar o processo de ensino/aprendizagem de alunos com deficiência intelectual na educação infantil; conhecer a prática pedagógica de professores em sala de aula e salas de atendimento educacional especializado e evidenciar a importância da formação do professor na concretização da proposta educacional inclusiva. O estudo é de abordagem qualitativa, adota a metodologia de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada. Como base referencial, faz uso de autores: Freire (2001); Ceccim (1993); Fonseca (1995); Jacobi (2003); Mantoan (2001); Stainback (1996); Fonseca (1995); Arruda e Portal (2012); entre outros. Espera-se que o trabalho contribua para novas pesquisas na área e mudanças de práticas pedagógicas de docentes que favoreçam a educação inclusiva.