POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO E/OU EXCLUSÃO: UM DESAFIO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NO SISTEMA MUNICIPAL DE LAGES
Abstract
Este artigo objetiva a análise sobre Políticas e Práticas de Inclusão e/ou Exclusão: um desafio dos alunos com Síndrome de Down no sistema de ensino municipal de Lages – SC. Contextualiza o cenário da inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais na história da humanidade; reconhece o processo de inclusão de alunos com Síndrome de Down no contexto lageano e reflete sobre as políticas de inclusão destes alunos nas escolas municipais de Lages. Parte do problema: Como na prática, se dá a inclusão e/ou exclusão de alunos com Síndrome de Down no sistema de ensino municipal de Lages? A metodologia é de abordagem qualitativa, faz uso da pesquisa bibliográfica, documental. A fundamentação teórica embasa-se em autores como: Beyer (2010), Glat (1998), Mantoan (2003), Pueshel (1999), Silva (1987), Stainback (1999), Mazzotta (1999), Cyreno (2007), entre outros. A pesquisa contribui para a inclusão de alunos com Síndrome de Down na sociedade como um todo, colabora no resgate da cidadania do educando lageano, bem como possibilita ao professor mudança na sua prática pedagógica. O desenvolvimento de estudos no campo da educação e dos direitos humanos vem modificando conceitos, legislações e práticas educacionais sobre a síndrome em pauta. Um trabalho de educação inclusiva possibilita à escola e a sociedade realizar ações práticas e significativas, despertando o interesse e oportunizando as pessoas a refletirem e conviverem com as diferenças.