CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB: MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

Authors

  • Taíz Viviane Dos Santos Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Dunia Comerlatto
  • Maria Elisabeth Kelba

Abstract

O presente estudo é uma proposta da disciplina de Participação e Governança Local, do   Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) que visa reconhecer o Conselho Municipal de  Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do município de Chapecó (SC) como mecanismo de participação social. Esse conselho tem como missão apoiar o bom uso do dinheiro público, realizando o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência, o planejamento e a aplicação dos recursos do Fundo. O conselho do Fundeb foi instituído em âmbito municipal por Lei Complementar e seus membros nomeados por Decreto, em conformidade  com a Legislação Federal. A representatividade na composição do Conselho do Fundeb também condiz com essa legislação e deve respeitar o chamado conflito de interesses, o que restringe a participação de alguns cidadãos como membros do conselho. Os normativos vigentes orientam a competência do conselho e estabelecem que as reuniões devam ser mensais de forma ordinária e extraordinárias sempre convocadas dentro dos requisitos da lei.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Taíz Viviane Dos Santos, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Programa de Pós-graduação strictu sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais  (mestrado multiprofissional e interdisciplinar) vinculado a área de Ciências Humanas e Sociais da Unochapecó.

Published

2014-09-08

How to Cite

Dos Santos, T. V., Comerlatto, D., & Kelba, M. E. (2014). CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB: MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 727–732. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5047

Issue

Section

Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social