ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS: EXPERIÊNCIA DE PROJETO TEMÁTICO COM PLANTAS MEDICINAIS
Abstract
Além de componente curricular obrigatório para cursos de licenciatura, o Estágio Supervisionado proporciona a vivência do ambiente educativo subsidiando futuros professores no sentido de uma identidade docente investigativa. No curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, o estágio se dá de maneira que os licenciandos possam realizar um projeto educativo, que baseado na realidade e demandas da escola campo de estágio, permita um trabalho de parceria entre esta instituição e o estagiário no sentido do desenvolvimento das habilidades e conhecimentos necessários à prática docente. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta um dos projetos desenvolvidos, “Cultivo e Utilização de Plantas Medicinais no Ambiente Escolar”. A escolha da temática se deu em razão de apresentar uma excelente possibilidade de trabalhar temas relacionados à saúde pública e conscientização ecológica de forma a considerar a realidade dos educandos envolvidos. O desenvolvimento dos trabalhos educativos se deu de forma construtiva e colaborativa, garantindo a participação de todos os envolvidos no processo. Conclui-se que a temática mostrou-se, além de privilegiada para trabalhos com questões ambientais e de saúde pública, excelente alternativa para intervenções interdisciplinares, além de, por meio da vivência deste processo formativo como um todo, permitir ao futuro licenciado em Ciências Agrícolas a relação entre teoria e prática educativa, bem como entre conhecimentos pedagógicos e agrários.