DESEMPENHO NA PROVA BRASIL: UM ESTUDO EM ESCOLAS DA MESORREGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA
Abstract
Resumo:
O estudo tem por objetivo verificar o desempenho de estudantes na Prova Brasil, tomando a escala de proficiência em matemática como foco de análise. Desenvolvido em um conjunto de escolas municipais situadas na mesorregião oeste do estado de Santa Catarina, procura demonstrar que, apesar dos avanços em termos de resultados alcançados no último biênio (2011), persiste o desafio de alargamento das habilidades para a resolução de problemas, manifestados pelo desempenho obtido principalmente pelos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Chama a atenção para a importância de se pensar em um indicador de qualidade que articule os insumos, os resultados e os processos, considerando que nem todos os aspectos associados aos objetivos educacionais são passíveis de serem mensurados por testes padronizados, considerando que nem todos os aspectos associados aos objetivos educacionais são passíveis de serem mensurados por testes padronizados. Apontando o risco de reduzir o processo educativo às habilidades e competências tidas como de maior relevância pela prova, enfatiza a necessidade de não esfacelamento e precarização do processo de produção e disseminação do conhecimento historicamente produzido.
Palavras-chave: Níveis de Desempenho. Escala de proficiência. Prova Brasil. Matemática.