ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS POBRES: UM ESTUDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E DISCURSO DOCENTE
Abstract
O presente estudo, de natureza social e pedagógica, tem como objetivo investigar como se constituem os discursos dos educadores sobre a escolarização de crianças que vivem em condição de vulnerabilidade social. Para alcançar o objetivo acima, coletamos os dados em uma escola municipal de Garuva/SC, escolhida de acordo com a sua posição geográfica e as baixas condições de acesso aos bens sociais de seus alunos. Utilizamos como instrumento para a coleta entrevistas semiestruturadas com toda a equipe pedagógica da escola, este grupo conta com: um diretor, seis professoras regentes, uma professora de Artes e duas de Educação Física. O aporte teórico envolvido neste trabalho trata das mudanças ocorridas em torno das políticas públicas de atendimento às crianças em condição de vulnerabilidade social, exclusão social e escolarização das camadas populares e também sobre os pressupostos que permeiam as políticas educacionais: equidade social, meritocracia e democratização do ensino. O resultado preliminar desta pesquisa aponta que o discurso docente está arraigado de visões construídas através de suas práticas pedagógicas e fortemente marcados pelos conceitos ideológicos que legitimam a exclusão escolar de crianças pobres. De modo geral, a fala dos docentes mantém uma distância com a equidade social promovida por nossas políticas públicas/educacionais, indicando que sem mudanças culturais na formação de professores poucas são as possibilidades da escola no processo de inversão das lógicas que levam à desigualdade escolar, social e cultural tão marcantes na sociedade brasileira.