Literatura científica sobre formação de professores formadores no período 2007 - 2011
Abstract
O presente trabalho sistematiza os resultados de uma pesquisa que visava analisarasconcepçõesdedesenvolvimentoeaprendizagempresentesnaliteraturacientíficavoltadaàformaçãode docentes formadores de professores. Tratava-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e teve como procedimento apesquisabibliográfica. Realizou-se a buscadeliteratura científica indexadanoSistemade Classificaçãode Periódicose RevistasdaCAPES com objetivo de selecionarartigos,dissertaçõeseteses entre os anos 2007-2011,queabordassematemática. Na literatura pesquisada, observamos, a ausência de estudos que tratassem diretamente do objetivo da pesquisa. Neste sentido, optamos por enfocar um dos objetivos específicos que era mapear a literatura científica sobre formação de professores formadores. Analisamos onze teses, nove dissertações e oito artigos científicos que tratavam do assunto. A leitura desses trabalhos permitiu verificar que eles se concentraram nos seguintes eixos: ensino superior, saberes docentes/pedagógicos, formação docente/professores e práticas pedagógicas. Os autores mais citados foram Maurice Tardif, Selma Garrido Pimenta, Léa das Graças Anastasiou, Marcos Masetto, Lee Shulman e Clermont Gauthier. O ano de 2009 foi o que mais teve produção sobre a temática, destacando-se dos demais anos pesquisados. Entendemos que os resultados da pesquisa possam contribuir para estudos posteriores sobre a formação de docentes formadores de professores e em especial, de propor pesquisas que tratem das concepções de aprendizagem e desenvolvimento na formação de professores formadores.