RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A (RE)FORMULAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
O artigo consiste em um relato de experiência sobre os encontros de formação continuada de professores da Educação Básica, da rede municipal de ensino, de um município localizado ao norte do estado do Rio Grande do Sul no período de março a dezembro de 2012, teve como objetivo (re)formular o Projeto Político Pedagógico das escolas da rede municipal. Participaram deste processo e dos encontros de formação continuada que envolveu atividades voltadas à articulação entre teoria e prática sobre concepções necessárias e existentes no documento supracitado, cinco escolas de Educação Básica - anos iniciais, duas destas multisseriadas e quinze professores, as atividades pedagógicas foram planejadas e realizadas juntamente com a secretaria municipal de educação. Os treze encontros, foram divididos em cinco grandes momentos metodológicos, segundo Gasperin (2007) a) prática social inicial, preparação; b) problematização; c) instrumentalização; d) catarse e f) prática social final. Dos resultados obtidos percebemos que a formação continuada, possibilitou a construção do agir, saber e fazer pedagógico, atividades que devem ser trabalhadas continuamente, pois não são um fim em si mesmas, mas um processo de construção. Está organizado, além da introdução, em outras três sessões e nas considerações finais, na primeira sessão, apresenta-se uma revisão da literatura acerca da formação continuada dos professores; na segunda descreve-se sobre a necessidade de (re) formular o Projeto Político Pedagógico; na terceira apresentam-se as estratégias metodológicas utilizadas nos encontros como os professores e nas considerações finais, realizam a análise e algumas reflexões acerca do desenvolvimento deste processo.