ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO SOBRE A PRÁXIS PEDAGÓGICA COMPARTILHADA ENTRE COORDENADOR PEDAGÓGICO E CORPO DOCENTE À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO
Abstract
Resumo
Esta proposta de trabalho teve por referênciais teóricos a Escola de Educação Integral, a Etnografia Crítica da Educação e o Pensamento Complexo. Desta forma, o foco nuclear da análise foi a Escola Municipal EMFBA - RS que desenvolve o Projeto de educação integral. Neste contexto, chegou-se ao problema e seu questionamento: como a práxis pedagógica compartilhada entre Coordenador pedagógico e professores contribui no ensino-aprendizagem sob as perspectivas do Pensamento Complexo? Objetiva-se, portanto, situar e apontar num relato etnográfico-crítico (um “ver-relatando”) através de instrumentos de análise pela conjugação de “etnométodos”, tornar visíveis os caminhos percorridos na proposta da práxis pedagógica compartilhada. Com efeito, a pesquisa de campo foi fudamentada mediante instrumentos e coleta de dados por um roteiro reflexivo em Ludke e André (2003, p.30), e de um referencial teórico abrangendo elementos do sistema complexo instituição/organização. Assim, a escola de educação integral é um sistema complexo e aberto, que também se torna diferenciado e diversificado nas suas ações em razão da sociedade em que está inserida. As demandas da sociedade, por sua própria diversificação, podem direcionar uma organização escolar a se estruturar em unidades para melhor atender às expectativas de cada comunidade, sem perder o foco da sua missão, visão e valores. Por fim, percebeu-se que a escola de educação integral tanto aprende quanto desenvolve diferentes propostas de práxis pedagógicas compartilhadas no ensino-aprendizagem através das interações transdisciplinares entre Coordenador Pedagógico e Corpo Docente constituindo-se como uma organização aprendente.
Palavras-chave: Escola, integral, complexo, educação.