METODOLOGIA DE PROJETO COMO PRÁTICA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Abstract
O trabalho teve como propósito aplicar uma metodologia de ensino que servisse de elo entre a teoria e a prática do mundo do trabalho. Para tal, elaborou-se uma proposta, usando a Metodologia de Projeto, como uma ferramenta na contextualização prática do conhecimento teórico através do ensino do Marketing para os alunos do 5° semestre do curso de Tecnologia em Agroindústria, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis com o intuito de analisar as influências desta prática pedagógica na formação profissional dos estudantes. Contudo, estimular os alunos a reconstruírem o conhecimento a partir de suas próprias vivências e percepções, por meio da prática profissional e proporcionar, através do Método de Projeto, um ensino dinâmico e motivador. No que tange as avaliações acerca do processo do ensino e da aprendizagem, enquanto sujeitos da pesquisa, estas foram realizadas em três diferentes métodos, que são eles: 1° método de caráter quantitativo - Questionário de avaliação usando Método de Atitude do Indivíduo com uma escala de Likert de 3 pontos; 2° método de caráter quali-quantitativo - Desenvolvimento de um “Projeto Tecnológico” no qual os alunos apresentaram a contextualização do conhecimento teórico; 3° método de caráter qualitativo- Análise por observação através de imagens fotográficas. Podemos considerar que o método de projeto foi bastante eficiente no que tange ao ensino e aprendizagem. As influências acerca da metodologia de ensino, através das experiências práticas, resultaram positivamente, contribuindo na formação do trabalhador, segundo as avaliações aplicadas nesta metodologia.
Palavras chave: Método de projeto. Educação profissional. Processo do ensino e da aprendizagem.