SERES HUMANOS E INCLUSÃO
Abstract
A construção da história da humanidade é a construção de tipos humanos, de ideais humanos. Com a filosofia, os homens (e mulheres) descobrem a delícia de abstrair e julgam ter encontrado o ápice do viver. Nestes exercícios, geraram riquezas em conceitos, conclusões, caminhos, sabedoria por onde verte a vida. Estamos nos referindo aos grandes pensadores gregos. Raramente, alguém ao tecer conhecimento, deixa de citar os sábios da Grécia clássica. Ao longo da história, houve mudanças de foco para onde convergiram as ações: do centro em Deus, para o centro no Homem, do centro no Homem para o Humano; no entanto, os anseios profundos, de bem-estar, satisfação, superação, podem ser equiparados. Em quantos momentos, a humanidade pensou ter encontrado a melhor maneira de solucionar seus problemas, porém sempre parcialmente. Houve momentos em que as soluções pareciam poder chegar a todas as pessoas, como por exemplo, na proposta de Ford; porém, as consequências geradas foram também surpreendentes. As relações são complexas, assim como é complexa a trajetória das pessoas que pela própria condição humana são diferentes, ou seja, precisam superar dificuldades decorrentes de seu físico ou de sua mente, de sua etnia ou condição social. É neste campo que somos convidados a lançar as sementes e cultivar a fim de que produzam bons frutos. Cultivar, nesse caso, significa conhecer a legislação, compreender as possibilidades e criar condições que garantam a todas as pessoas o direito à profissionalização e autonomia que a dignidade humana exige.Downloads
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How to Cite
Mazureck, V. R., & Rosa, G. A. da. (2011). SERES HUMANOS E INCLUSÃO. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1255
Issue
Section
Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social