BULLYING E FILHOS DE PRESIDIÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES
Abstract
Esta comunicação faz parte de um projeto de pesquisa financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e tem como objetivo investigar se os estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Chapecó, SC que têm um ou ambos os pais encarcerados sofrem bullying. O bullying caracteriza-se pela agressão intencional, repetitiva, por um prolongado tempo, sem motivação aparente e em que há um desequilíbrio de poder físico, social ou psicológico de um ou mais estudantes em relação a outro indivíduo/grupo. As atitudes são evidenciadas pela intimidação, humilhação e/ou discriminação por meio de ações verbais, morais, sexuais, psicológica, físicas e virtuais. Os filhos dos encarcerados podem ser uma das vítimas do bullying em razão de “carregarem” o estigma que herdaram ou adquiriram pela convivência social e familiar à vida criminosa dos pais, portanto, devem ser lembrados de sua condição. Como etapa inicial do estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com buscas de textos que abordassem os conceitos de bullying, estigma, eugenia, preconceito e violência escolar. Em seguida, estes textos foram fichados, constituindo uma coletânea da temática. Este projeto de pesquisa ainda está em andamento, porém, entende-se que possa subsidiar discussões tanto para a formação de professores quanto para a política de inclusão social e escolar. Também servirá para pesquisas futuras, uma vez que se observou que a bibliografia sobre bullying com filhos de apenados ainda é escassa.Downloads
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How to Cite
Lyra, L. R., & Baumer, G. C. (2011). BULLYING E FILHOS DE PRESIDIÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1242
Issue
Section
Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social