A RECONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO EM UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
O Curso de Fisioterapia da Universidade do Oeste de Santa Catarina implantou em 2009 seu Projeto Político de Curso (PPC) inovador, construído coletivamente, sendo baseado na interdisciplinaridade e complexidade crescente, de acordo com o que preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O artigo tem como objetivos comentar algumas das bases teóricas que sustentam tal projeto pedagógico, apresentando a experiência da construção coletiva do PPC. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e de cunho teórico reflexivo. A construção do PPC alcançada de forma coletiva entre o colegiado do Curso de Fisioterapia da Unoesc resultou em uma organização curricular envolvendo a interdisciplinaridade entre todas as disciplinas e fases. Os conteúdos foram distribuídos na grade curricular de forma a se articularem horizontal e verticalmente onde em todas as fases o aluno percebe a complexidade crescente envolvida. As disciplinas dos módulos básicos iniciais compreendem eixos temáticos que contextualizam desde o início a realidade do mundo de trabalho, aproximando o aluno no contexto que, posteriormente, será inserido, nas fases mais adiantadas denominado eixo profissionalizante, que compreende disciplinas teórico-práticas incluindo o estágio, que apresenta 22,4% da carga-horária total do Curso. Este eixo tem caráter mais específico no que refere-se à inserção e aproximação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), contemplando as DCNs. O PPC do Curso de Fisioterapia da Unoesc tem a pretensão de atender às necessidades nacionais e regionais, centrado no atendimento às necessidades da formação do aluno, aliado à pesquisa e extensão; capacitando-o para a atuação em todos os níveis de atenção à saúde, com visão generalista, humanista, ética, crítica e reflexiva.Downloads
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How to Cite
Neto, C. D. do N., & Rios, M. P. G. (2011). A RECONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO EM UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1234
Issue
Section
Eixo 4. Organização e Gestão da Educação Superior