TRABALHO EM REDE: AÇÕES ARTICULADAS PARA A EDUCAÇÃO

Authors

  • Lilian Schwanke de Oliveira UNOESC

Abstract

O Trabalho em Rede está em discussão nas ações do município de Guatambu (SC) desde que a Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc, Campus de Xanxerê (SC) fora incumbida do assessoramento Pedagógico da rede de Educação. O Trabalho em Rede passa pela concepção de uma organização que pressupõe compartilhar objetivos comuns e homogeneizar os serviços públicos. O termo Rede sugere a ideia de articulação, conexão, ações complementares. Dessa maneira, objetiva-se construir um programa facilitador de ações articuladas entre as Secretarias que compõem o poder público municipal. Entre as atividades já efetivamente constituídas, destacam-se a conexão entre a Secretaria de Saúde, Serviço Social e Educação, com a disposição de profissionais da Saúde para acompanhamento médico a professores e alunos em atendimento clínico, oftalmológico, fonoaudiólogo, psicológico e nutricional; a valorização dos profissionais por meio da formação continuada, melhoria do plano de cargos e salários, construção do Plano Municipal de Educação e reformulação do PPP. Famílias estão sendo contempladas mediante diferentes programas de inclusão social, alguns, oriundos de outras esferas governamentais e também as ampliações do nível de escolarização com Educação de Jovens e Adultos. Deve-se destacar que as ações ocorrem em razão do compromisso e da integração da coordenação pedagógica com os demais gestores municipais (secretários), pautados no objetivo conexo da rede. É um trabalho que está iniciando, porém com ótimas perspectivas de avanço, além de ser cumpridor de um papel muito importante na sociedade, a construção do cidadão, baseado no princípio da democracia.

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How to Cite

Oliveira, L. S. de. (2011). TRABALHO EM REDE: AÇÕES ARTICULADAS PARA A EDUCAÇÃO. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1230

Issue

Section

Eixo 3. Organização e Gestão da Educação Básica