MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSOS POTENCIALIZADORES DA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Elisangela Aparecida zampieri panisson uniplac
  • Karyne Noemy Scheffmacker Pereira Uniplac

Resumo

O objetivo deste relato é apresentar o resultado de uma experiência realizada a partir do uso de mapas conceituais em contexto educacional e ambiente informatizado com alunos com deficiência intelectual. Entendendo o mapa conceitual como uma estrutura esquemática utilizada para representar um conjunto de conceitos imersos numa rede de proposições e como um estruturador do conhecimento, objetivou-se investigar as condições oferecidas por este recurso que pudessem favorecer o processo de aprendizagem de pessoas com esta singularidade. As experiências realizadas apontaram que, além de importantes formas de registro, os mapas conceituais apresentam-se como instrumentos com potencial para desenvolver os processos mentais superiores e alavancar estratégias metacognitivas.

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Biografia do Autor

Elisangela Aparecida zampieri panisson, uniplac

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação - Universidade do Planalto Catarinense – Lages/SC. Pós graduada em Alfabetização e Séries Iniciais - Universidade do Contestado – UnC Campus de Curitibanos e Pós graduada em Educação Especial pela Unoesc- Campus de Campos Novos. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais - Unc campus de Curitbanos. Email: elizampieri@hotmail.com

Karyne Noemy Scheffmacker Pereira, Uniplac

Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, Lages/SC. Pós-graduada em Psicopedagogia e Neuropsicologia pela Universidade do Contestado – UnC campus de Curitibanos/SC. Graduada em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais pela UnC Curitibanos/SC. Formada no Magistério com Estudos Adicionais em Pré-escola. E-mail: karynenoemy@hotmail.com

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Publicado

2014-09-09

Como Citar

zampieri panisson, E. A., & Scheffmacker Pereira, K. N. (2014). MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSOS POTENCIALIZADORES DA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 1103–1114. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5202

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem