GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESTRUTURA CURRICULAR DE UM CURSO DE PSICOLOGIA NA SERRA CATARINENSE

Autores

  • Diogo França Machado Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
  • Geraldo Augusto Locks Professoro no PPGE-UNIPLAC

Resumo

O presente trabalho busca refletir sobre a (in)visibilidade da temática de gênero e sexualidade na estrutura curricular de um curso de Psicologia na Serra Catarinense. Entende-se que o currículo é formador de identidades, que reflete as estruturas sociais e sobre como a sociedade percebe as identidades de gênero e sexualidade. Possui como objetivo refletir e problematizar a (in)visibilidade das temáticas de identidades de gênero e sexualidade. Essas temáticas fazem parte da constituição de subjetividades do ser humano. A concepção teórica está embasada na perspectiva da educação queer, que busca acolher as diversidades dos sujeitos, possibilitando uma crítica à norma, problematizando a heteronormatividade. Possibilitando novas perspectivas para uma estrutura curricular, buscando sair de um campo da abjeção dessas temáticas. Utilizamos de um respaldo teórico a partir dos escritos de Michel Foucault, Judith Butler e Richard Miskolci. Abordamos uma educação pautada na teoria queer que vem questionar as práticas hegemônicas e os dispositivos biopolíticos que disciplinam e controlam corpos e desejos, causando sofrimento a sujeitos que não seguem a norma. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa documental. Constatou-se a partir deste estudo que a estrutura curricular do curso de Psicologia não apresenta indicações sobre como trabalhar a temática das identidades de gênero, apenas esboça sobre sexualidade no desenvolvimento humano, dentro de uma lógica normativa da heterossexualidade, não possibilitando questionar os padrões hegemônicos presente na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo França Machado, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Estudante de graduação em Psicologia. Estudante de Identidades de gênero e sexualidade durante a graduação através de pesquisas de Iniciação Ciêntifica, faz parte do grupo de pesquisa GECAL - Gênero Educação e Cultura na América Latina. Bolsista pelo GECAL com projeto financiado pela FAPESC intitulado Mulheres nas Engenharias.

Geraldo Augusto Locks, Professoro no PPGE-UNIPLAC

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense (1977). Graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1994). Especialização lato sensu em Educação e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991); Especialização lato sensu em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Pos-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é Docente Pesquisador do PPGE da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC - SC).Tem experiência no campo da Antropologia com ênfase na Antropologia e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Educação e Movimentos Sociais, Educação e Economia Solidária, Educação, Diversidade e Desenvolvimento Territorial.

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Machado, D. F., & Locks, G. A. (2014). GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESTRUTURA CURRICULAR DE UM CURSO DE PSICOLOGIA NA SERRA CATARINENSE. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 825–836. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5143

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem