POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO E/OU EXCLUSÃO: UM DESAFIO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NO SISTEMA MUNICIPAL DE LAGES

Autores

  • Elza Maria Netto Bernardi Universidade do Planalto Catarinense
  • Lurdes Caron Universidade do planalto Catarinense

Resumo

Este artigo objetiva a análise sobre Políticas e Práticas de Inclusão e/ou Exclusão: um desafio dos alunos com Síndrome de Down no sistema de ensino municipal de Lages – SC. Contextualiza o cenário da inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais na história da humanidade; reconhece o processo de inclusão de alunos com Síndrome de Down no contexto lageano e reflete sobre as políticas de inclusão destes alunos nas escolas municipais de Lages. Parte do problema: Como na prática, se dá a inclusão e/ou exclusão de alunos com Síndrome de Down no sistema de ensino municipal de Lages? A metodologia é de abordagem qualitativa, faz uso da pesquisa bibliográfica, documental. A fundamentação teórica embasa-se em autores como: Beyer (2010), Glat (1998), Mantoan (2003), Pueshel (1999), Silva (1987), Stainback (1999), Mazzotta (1999), Cyreno (2007), entre outros. A pesquisa contribui para a inclusão de alunos com Síndrome de Down na sociedade como um todo, colabora no resgate da cidadania do educando lageano, bem como possibilita ao professor mudança na sua prática pedagógica. O desenvolvimento de estudos no campo da educação e dos direitos humanos vem modificando conceitos, legislações e práticas educacionais sobre a síndrome em pauta. Um trabalho de educação inclusiva possibilita à escola e a sociedade realizar ações práticas e significativas, despertando o interesse e oportunizando as pessoas a refletirem e conviverem com as diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Maria Netto Bernardi, Universidade do Planalto Catarinense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso Mestrado em Educação PPGE - Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC Lages - S/C E-mail: elza_bernardi@hotmail.com

Lurdes Caron, Universidade do planalto Catarinense

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso Mestrado Acadêmico em Educação PPGE - Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC Lages -S/C. E-mail: lurcaron@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Bernardi, E. M. N., & Caron, L. (2014). POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO E/OU EXCLUSÃO: UM DESAFIO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NO SISTEMA MUNICIPAL DE LAGES. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 671–686. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5072

Edição

Seção

Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social