REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS SOCIAIS QUE CONSOLIDARAM OS CONSELHOS DE PAIS E PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • viviane teresinha zapelini uniplac
  • Mary Isolete Berteli UNIPLAC

Resumo

O trabalho consiste numa reflexão foucaultiana sobre os Conselhos de Pais e Professores das escolas públicas do município de Lages, desde o escopo de sua constituição, suas determinações legais e seus encaminhamentos enquanto práticas sociais. As associações e conselhos escolares pressupõem a presença ativa de todos os segmentos sejam pais, estudantes, professores e profissionais da educação, no processo de pensar as questões atinentes, num determinado espaço educativo. Estas são organizações constituídas sem fins lucrativos em que se entende a instituição da gestão participativa em âmbito escolar. É a unidade executora da escola para toda ordem de recursos recebidos. O uso da genealogia de Michel Foucault implicará no método usado para a investigação sobre as práticas sociais que revelam os modos de conhecer e de agir dos envolvidos nesse processo, caracterizando o ato de governar e ser governado, não apenas como uma imposição de conduta, mas também como aceitação de liderança, a qual determina as formas de pensamento e participação. As políticas públicas voltadas para a educação são um deslocamento de poder onde apostam em novas perspectivas de mudança e de emancipação e que na verdade são formas inócuas de que há participação da comunidade e dos pais, pois o governo ao repassar essas formas de participação à comunidade já estabelece os limites dela, fazendo com que a escola seja responsável pela sua própria manutenção no estabelecimento de diversas parcerias e assim, se eximindo da sua obrigação legal com poucos investimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

viviane teresinha zapelini, uniplac

Graduação em Letras Português Inglês, pós graduada em Metodologia de Ensino e mestranda em educação pela UNIPLAC. Professora do Sistema Municipal de Educação a 30 anos. Atuando no Ensino Médio na EMEF Itinerante Maria Alice Wolf de Souza. Nascida e residente em Lages sc.

Mary Isolete Berteli, UNIPLAC

Graduada em Ciências Sociais, pós-Graduada em Educação Infantil e mestranda em Educação pela UNIPLAC. Professora do Sistema Municipal de Educação de Lages a 25 anos. Atuando no Ensino Fundamental na EMEB Professor Pedro Cândido. Residente em Lages SC.

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

zapelini, viviane teresinha, & Berteli, M. I. (2014). REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS SOCIAIS QUE CONSOLIDARAM OS CONSELHOS DE PAIS E PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 309–320. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5061

Edição

Seção

Eixo 2. Organização e gestão da educação básica e superior