LEITURA DE CHARGES: um Projeto de intervenção para o ensino de Geografia na Educação Básica

Autores

  • Rosangela Miola Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • João Maravieski Brambila Professor bolsista programa OBEDUC/UEL
  • Sandra Aparecida Pires Franco

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo é o demonstrar como foi elaborado e aplicado um projeto de intervenção relacionados à leitura de charges para o ensino de geografia em uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. A investigação teve como base os índices educacionais do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e as análises das notas alcançadas pelos alunos na Prova Brasil em Língua Portuguesa. A investigação parte leitura de charges pelos alunos no intuito de verificar se os mesmos conseguem identificar nas imagens as diferentes dimensões, tais como: políticas, econômicas, sociais, culturais, religiosas, que contribuem para a apropriação de conceitos geopolíticos e também para a formação de leitores críticos capazes de desvelar as intencionalidades dos discursos nas diferentes mídias que os cercam. A base teórico-metodológica para a análise dos resultados da pesquisa é o Materialismo Histórico e Dialético, pois se entende a leitura como modo de transformação social. A investigação serve como justificativa para a formulação e implantação de projetos de intervenção em leitura com charges no intuito de contribuir para a leitura crítica de textos, pois os resultados apresentados demonstraram que os alunos não conseguem identificar as intencionalidades dos discursos presentes nas imagens apresentadas.

 

Palavras-chave: Leitura de charges. Geografia. Materialismo Histórico Dialético. Projeto de Intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Miola Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

João Maravieski Brambila, Professor bolsista programa OBEDUC/UEL

Professor da Rede estadual de Ensino do Paraná

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Oliveira, R. M., Brambila, J. M., & Pires Franco, S. A. (2014). LEITURA DE CHARGES: um Projeto de intervenção para o ensino de Geografia na Educação Básica. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 887–900. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5002

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem