AS NOVAS POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES E ANÁLISE DOCUMENTAL A PARTIR DE SALAMANCA

Autores

  • Daiane Lira UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI-ERECHIM
  • Denise Aparecida Martins Sponchiado UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI- ERECHIM

Resumo

A acessibilidade vem sendo utilizado nos últimos anos com muita frequência, como o advento do modelo de inclusão e com a necessidade de ampliação do acesso e permanência, por isso, perpassa hoje por diferentes formas, fundamentando a igualdade e a diferença como valores indissociáveis. O presente artigo tem como foco central analisar e discutir o novo Referencial de acessibilidade na Educação Superior e a avaliação in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a partir da Declaração de Salamanca e Enquadramento da acção nas áreas das necessidades educativas especiais. O novo Referencial de acessibilidade na Educação Superior implantado a partir do SINAES está contemplando com o que diz os documentos bases (Declaração de Salamanca) sobre a inclusão e as necessidades educativas especiais?     O estudo baseou-se por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico a partir de uma análise documental. A Universidade é um espaço para a criação, a transferência e aplicação de conhecimentos e para a formação e capacitação do indivíduo, como também para o avanço da educação em todas as suas formas. Diante disso, a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais requer uma (re) elaboração de muitas ações com base no sujeito e não somente no grupo. Portanto, entender a verdadeira função social da educação superior requer a sensibilização de todos os atores institucionais para a criação de uma nova cultura, que priorize a articulação da tríade “pesquisa-ensino-extensão” em prol da resolução de problemas e demandas da comunidade na qual está inserida.

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Biografia do Autor

Daiane Lira, UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI-ERECHIM

Politicas educacionais. Formação Docente.

Denise Aparecida Martins Sponchiado, UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI- ERECHIM

ÉTICA E EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO INCLUSIVA. POLÍTICAS EDUCACIONAIS.

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Lira, D., & Martins Sponchiado, D. A. (2014). AS NOVAS POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES E ANÁLISE DOCUMENTAL A PARTIR DE SALAMANCA. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 459–472. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/4968

Edição

Seção

Eixo 4. Políticas públicas, educação e diversidade