INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS NO SÉCULO XXI: HISTÓRIA, SUJEITOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Roseléia schneider INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ANGELO -IESA
  • Marcele Homrich Ravasio Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA/CNEC

Resumo

A trajetória da sociedade humana, desde seus primórdios, está permeada por distintos e diversos eventos culturais, ambientais, econômicos, políticos, científicos. Os seres humanos, atores do referido processo, desenvolveram características próprias de comunicação entre si, além da necessária compreensão do entorno, a partir da linguagem oral e, posteriormente, da escrita. Esse trabalho objetiva contextualizar o conhecimento dessas culturas e seus respectivos registros, construídos e transmitidos ao longo de gerações, é tarefa essencial na atualidade, por  revelar as inúmeras concepções que já embasaram as diferentes dimensões da humanidade, mas, principalmente, a área da educação de surdos. Para tanto, é imprescindível a revisão da história da educação, seus precursores, concepções conceituais e práticas. Num segundo momento, após essa compreensão histórica, cabe então a apreciação da educação em tempos modernos, contemplando as particularidades típicas desse período, através da educação especial, mais especificamente, a educação de surdos. Essa consciência histórica das práticas dos seres humanos e suas concepções de mundo são determinantes para novos direcionamentos na sociedade contemporânea, ou seja, essa percepção influência a tomada de resoluções para que assim a sociedade visualize algumas possibilidades de encontrar novos caminhos no campo educacional, indiscutivelmente, em se tratando da educação especial, mais precisamente na educação de surdos na escola regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseléia schneider, INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ANGELO -IESA

 Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo, RS; professora do IESA – Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo. Doutoranda em Educação  pela UPF.

Marcele Homrich Ravasio, Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA/CNEC

Psicóloga, Mestre em Educação pela Unisinos. Doutora em Educação pela UFRGS

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

schneider, R., & Ravasio, M. H. (2014). INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS NO SÉCULO XXI: HISTÓRIA, SUJEITOS E POSSIBILIDADES. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 651–660. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/4967

Edição

Seção

Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social