PROCESSOS OU PRODUTOS? DILEMAS DA PESQUISA E FORMAÇÃO ACADEMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Evandro Dotto Dias Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo Roratto Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este trabalho busca questionar os objetivos da Pós Graduação Brasileira em relação ao seu resultado final, ou seja, o produto que se espera das investigações científicas pelo Estado e suas políticas. As metas propostas pelo Plano Nacional de Pós Graduação - PNPG (2010), e orientadas pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão este que regula e fomenta os Programas de Pós Graduação das Instituições de Ensino Superior determinam a preponderância economicista de produção de resultados em detrimento da formação social crítica do sujeito e da consciência-de-si. Dentro desta discussão de resultados e a sua significação, salta aos olhos a característica técnica destes, na qual a ação instrumental se sobressai à ação comunicativa, reificando pesquisadores e educadores à função de produtividade e atendimento de demanda de mercado. A opinião dos educadores independentemente de seu forte embasamento, parece não sensibilizar e penetrar efetivamente no tecido político com força suficiente e como fator determinante para as Políticas Públicas de investimento em uma ação efetiva de formação e transformação da sociedade. Para tanto, neste texto vamos buscar dentro de uma visão hermenêutica, relacionar as formulações destes índices de avaliação e suas tendências, para entendermos as relações e possíveis rumos da pesquisa em Educação dentro do contexto atual, proporcionando uma análise crítica do sistema avaliativo do Ministério da Educação (MEC), que busca analisar estes indicadores de resultado através do olhar do sistema CAPES de produção científica e produtividade.  

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Biografia do Autor

Evandro Dotto Dias, Universidade Federal de Santa Maria

Assessor de Planejamento, Controle e Tecnologia do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria. Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM, possui Mestrado em Engenharia de Produção, na área de gerência de produção. Graduação em Educação Física - Licenciatura Plena, Especialização em Educação Física Desempenho Motor e Saúde pela UFSM e Especialização em Treinamento Científico Desportivo pela Faculdade Internacional de Curitiba. 

Rodrigo Roratto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui mestrado em Engenharia de Produção (2012) e graduação em Administração de Empresas (2008), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é Administrador do quadro Técnico-Administrativo de Nível Superior da UFSM, Perito-Judicial Administrador cadastrado junto ao Tribunal de Justiça do Estado e à Justiça Federal do Rio Grande do Sul, Presidente da Associação dos Profissionais de Administração de Santa Maria (APASM) e Revisor de Periódicos nas áreas de Administração, Economia e Engenharia de Produção. Tem experiência no setor público, na área de Gerência da Produção, com ênfase em Engenharia Econômica, Pesquisa Operacional Aplicada e Administração da Produção e Operações, atuando principalmente nos seguintes temas relacionados: métodos determinísticos e probabilísticos, gestão de custos, gerência de projetos, teoria dos jogos, programação linear/inteira, competitividade e inovação tecnológica, sistemas produtivos, planejamento e controle da produção.

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Dias, E. D., & Roratto, R. (2014). PROCESSOS OU PRODUTOS? DILEMAS DA PESQUISA E FORMAÇÃO ACADEMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 297–308. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/4781

Edição

Seção

Eixo 2. Organização e gestão da educação básica e superior