TEMAS TRANSVERSAIS APLICADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
Resumo
Este estudo pautou-se nos temas transversais, relacionados as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, Educação Ambiental, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A pesquisa teve como objetivo levantar de que forma os temas transversais estão sendo trabalhados no Curso de Ciências Contábeis da Unoesc de Joaçaba. O tipo de pesquisa caracterizou-se como exploratória, descritiva e estudo de caso. Os temas foram analisados por meio de um levantamento com observação documental. Bem como, por meio da aplicação de um questionário aos acadêmicos da última fase do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc do campus de Joaçaba/SC, tendo como o acompanhamento da primeira turma que ingressou na matriz 38 até sua colação de grau, que aconteceu em 2022-2, os quais foram abordados sobre a aplicação dos temas transversais nos componentes ou atividades curriculares ofertadas no curso. Os resultados apontaram que os temas transversais estão descritos nos documentos, são trabalhados com os estudantes na formação profissional em alguns componentes curriculares com mais ênfase e outros de forma transversal, além de serem temas de projetos de extensão e pesquisas, porém os estudantes não distingue quais as atividades, de fato, compreendem os temas transversais e que permitem atender o perfil desejado na formação cidadã do profissional do Bacharel em Ciências Contábeis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.