SAÚDE DO TRABALHADOR EM EMPRESAS DE MÃO DE OBRA INTENSIVA: UTILIZANDO ESTATÍSTICA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Autores

  • Sabrina Rabaioli Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Illyushin Zaak Saraiva Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna https://orcid.org/0000-0001-8818-8084
  • Giordana Ferreira de Oliveira Caramori Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Éwerton Luiz Silva Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Diana Carla Bortolotto Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Resumo

Apresenta-se resultados de projeto cujo objetivo geral é construir proposta metodológica de análise estatística de acidentes de trabalho ocorridos em empresas de grande porte ou terceirização de mão-de-obra na região do entorno de Joaçaba-SC. O projeto conta com esforço dos professores orientadores e alunas bolsistas, através do patrocínio do IFC – Campus Luzerna, tendo iniciado em 01/04/2015 e com término previsto para 31/12/2015. Aspectos metodológicos mais relevantes dizem respeito à frequência das atividades que ocorrem em base semanal, utilizando-se de microcomputadores com os programas MS-Excel e SPSS instalados, e consistem da análise estatística das variáveis sobre acidentes disponíveis nos CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho das empresas estudadas. O método de tratamento dos dados consiste de (1)composição de bancos de dados baseados em listas CAT – Comunicados de Acidentes de Trabalho emitidos por empresas da região; (2)seleção das variáveis de interesse (a)mês de ocorrência do acidente, (b)função exercida pelo acidentado, (c)fator, (d)motivo, (e)parte do corpo atingida e (f)número de dias de afastamento; (3)plotam-se gráficos de frequência tipo Diagrama de Pareto, de fenômenos e categorias mais frequente; (4)com SPSS, plotam-se gráficos dos cruzamentos (tabelas de contingência) de todas as 7 variáveis descritas anteriormente, selecionando aqueles de maior relevância. O objetivo principal foi atingido. Conclui-se que, apesar da complexidade dos softwares e dos dados analisados, os alunos dos cursos técnicos apresentam proficiência no tratamento dos dados, sendo que há prevalência de acidentes atingindo mãos, pés e olhos nos trabalhadores em fábricas da indústria de processamento de carnes de aves e suínos localizadas na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Rabaioli, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Estudante do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Illyushin Zaak Saraiva, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico

Giordana Ferreira de Oliveira Caramori, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Éwerton Luiz Silva, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Diana Carla Bortolotto, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Referências

BAGGENSTOSS, Sally; DONADONE, Julio Cesar. Terceirizar ou Não? Análise em Empresas Portadoras do Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso. In: Anais do XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ABEPRO. São Carlos, SP, 2010.

BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Segurança do trabalho & gestão ambiental / Antonio Nunes Barbosa Filho. – 3 ed. – São Paulo: Atlas. 2010.

COSTA, M. F. A.; COSTA, M. F. B. Segurança e Saúde no trabalho: cidadania, competitividade e produtividade. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2004.

INSTITUTO OBSERVATORIO SOCIAL. Pesquisa Sobre Saúde e Segurança no Trabalho no Setor Bancário. Sindicato dos bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, CUT. São Paulo, SP, 2008.

MACEDO, Rui Bocchino. Segurança, saúde, higiene e medicina do trabalho. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.

MATTOS E MÁSCULO, Ubirajara Másculo, Francisco Mattos. Higiene e Segurança do Trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier /Abepro,2011.

MICHEL, Oswaldo. Acidentes de Trabalho e doenças ocupacionais.3.ed – São Paulo:LTr,2008

MONTEIRO, Antônio Lopes. Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Roberto Fleury de Souza Bertagni. – 7. ed. – São Paulo: Saraiva,2012.

SANTANA, VS. Saúde do trabalhador no Brasil: pesquisa na pós-graduação. Rev. Saúde Pública v.40 n.especial São Paulo ago. 2006.

Downloads

Publicado

2016-10-20

Como Citar

Rabaioli, S., Zaak Saraiva, I., Caramori, G. F. de O., Silva, Éwerton L., & Bortolotto, D. C. (2016). SAÚDE DO TRABALHADOR EM EMPRESAS DE MÃO DE OBRA INTENSIVA: UTILIZANDO ESTATÍSTICA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Anais Da Semana Acadêmica E Mostra Científica De Enfermagem. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaissamcenf/article/view/9665

Edição

Seção

Resumos