A PRÁTICA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO
Resumo
O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma prática pedagógica que integrasse interdisciplinarmente os componentes curriculares de modo a estimular a aprendizagem significativa e contextualizada dos alunos, por meio da Simulação Realística no curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC- Campus de Joaçaba-SC. Cabe ressaltar que se propõe atender às prerrogativas do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem, por meio de prática multi/interdisciplinar, promover diálogos múltiplos entre o colegiado do
curso, a fim de propiciar práticas inovadoras de ensino na área da saúde, bem como estimular pesquisa, raciocínio lógico e estudo sistematizado por parte dos acadêmicos. Essa atividade envolveu cerca de 70% dos componentes curriculares do curso de Enfermagem, envolvendo todas as fases do curso, perfazendo aproximadamente um total de 200 acadêmicos. A atividade foi gestada desde o planejamento de ensino, no início do semestre e culminou na apresentação de uma Simulação Realística no fim do semestre. A temática utilizada foi escolha do colegiado do curso – Saúde mental-, onde se analisou um fato envolvendo um caso de repercussão nacional relativo à situação de Enfermagem. Durante três meses, cada componente curricular envolvido procurou tratar e analisar transversalmente o caso, fazendo leitura de artigos, seminários, discussões, entre outros. A culminância da atividade aconteceu na apresentação do caso efetuada pela sétima fase, por meio de Role Play e Mesa Redonda na X Semana Acadêmica do curso. O resultado das atividades relatadas consolida os projetos multi/interdisciplinares para cada semestre letivo, bem como melhora a prática pedagógica no ensino de Enfermagem e permite uma aprendizagem significativa aos acadêmicos.
Palavras-Chave: Simulação Realística. Ensino em Enfermagem. Metodologias Ativas.