A PRÁTICA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO

Autores

  • Rose Maria Makowski UNOESC
  • Eduardo Janir de Souza
  • Márcia Terezinha da Rocha Restelatto
  • Patrícia Zílio Tomazi
  • Fabiana Meneghetti Dallacosta

Resumo

O   objetivo   principal   deste   trabalho   foi   realizar   uma   prática   pedagógica   que   integrasse interdisciplinarmente   os   componentes   curriculares   de   modo   a   estimular   a   aprendizagem significativa  e  contextualizada  dos  alunos,  por  meio  da  Simulação  Realística  no  curso  de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC- Campus de Joaçaba-SC. Cabe ressaltar que se propõe atender às prerrogativas do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem, por meio de prática multi/interdisciplinar, promover diálogos múltiplos entre o colegiado do
curso, a fim de propiciar práticas inovadoras de ensino na área da saúde, bem como estimular pesquisa, raciocínio lógico e estudo sistematizado por parte dos acadêmicos. Essa atividade envolveu cerca de 70% dos componentes curriculares do curso de Enfermagem, envolvendo todas as fases do curso, perfazendo aproximadamente um total de 200 acadêmicos. A atividade foi gestada desde o planejamento de ensino, no início do semestre e culminou na apresentação de uma Simulação Realística no fim do semestre. A temática utilizada foi escolha do colegiado do curso – Saúde mental-, onde se analisou um fato envolvendo um caso de repercussão nacional relativo à situação de Enfermagem. Durante três meses,  cada  componente  curricular  envolvido    procurou  tratar  e  analisar  transversalmente o caso, fazendo leitura de artigos, seminários, discussões, entre outros. A culminância da atividade aconteceu na apresentação do caso efetuada pela sétima fase, por meio de Role Play e Mesa Redonda na X Semana Acadêmica do curso. O resultado das atividades relatadas consolida os projetos multi/interdisciplinares para cada semestre letivo, bem como melhora a prática pedagógica no ensino de Enfermagem e permite uma aprendizagem significativa aos acadêmicos. 

 

Palavras-Chave: Simulação Realística. Ensino em Enfermagem.  Metodologias Ativas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Maria Makowski, UNOESC

Professora da ACHS e Assessora Pedagógica da ACET e ACBS

Downloads

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Makowski, R. M., de Souza, E. J., da Rocha Restelatto, M. T., Zílio Tomazi, P., & Meneghetti Dallacosta, F. (2015). A PRÁTICA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO. Anais Da Semana Acadêmica E Mostra Científica De Enfermagem. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaissamcenf/article/view/7140

Edição

Seção

Resumos