EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO DE FERIDAS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA, CAMPOS NOVOS, SC
Resumo
O presente estudo tem por objetivo descrever a experiência no tratamento de feridas da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Nossa Senhora Aparecida, Campos Novos, SC. É um estudo descritivo no qual se identificam as ações que a equipe dessa ESF vem realizando com os recursos disponíveis para o tratamento de feridas na área de abrangência, referenciando a atenção básica como suporte para essa assistência. Descreve-se os tipos de feridas que mais acometem a população, com base na literatura atual, os curativos que são feitos na população, conforme o atendimento na demanda espontânea, tipos de feridas, tipos de cobertura atualmente encontrada no serviço de saúde e orientações fornecidas para a continuidade do cuidado domiciliar, evidenciando-se os resultados esperados para o tratamento ambulatorial. O tratamento de feridas é uma prática rotineira dos enfermeiros, e os locais onde realizam esse cuidado precisam ser avaliados, bem como os recursos utilizados. A prática dos curativos desenvolve reflexões sobre cuidado e tratamento para cada tipo de ferida, e a troca de experiências é mediadora na construção do conhecimento. Portanto, as experiências descritas neste estudo mostram uma realidade com implementações adaptadas, a fim de se refletir acerca do tratamento de feridas na atenção básica realizada pela equipe da Estratégia Saúde da Família.
Palavras-chave: Tratamento de feridas. Estratégia Saúde da Família. Curativo.
Downloads
Referências
MORTON, Patrícia Gonce; FONTAINE, Dorrie K. Cuidado Críticos de Enfermagem: Uma Abordagem Holística. [revisão técnica Ivone Evangelista Cabral; tradução Aline Vecchi et al.]. [Reimpr.]. Rio de Janeiro – RJ: Guanabara Koogan, 2013. p. 1333.
SILVA, Roberto Carlos Lira da. et al. Feridas: fundamentos e atualizações em enfermagem. São Caetano do Sul – SP: Yendis, 2011, p. 153, 154.