EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO DE FERIDAS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA, CAMPOS NOVOS, SC

Autores

  • Kleber Siqueira de Araújo Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Vilma Beltrame Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Viviane Koepp Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O presente estudo tem por objetivo descrever a experiência no tratamento de feridas da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Nossa Senhora Aparecida, Campos Novos, SC. É um estudo descritivo no qual se identificam as ações que a equipe dessa ESF vem realizando com os recursos disponíveis para o tratamento de feridas na área de abrangência, referenciando a atenção básica como suporte para essa assistência. Descreve-se os tipos de feridas que mais acometem a população, com base na literatura atual, os curativos que são feitos na população, conforme o atendimento na demanda espontânea, tipos de feridas, tipos de cobertura atualmente encontrada no serviço de saúde e orientações fornecidas para a continuidade do cuidado domiciliar, evidenciando-se os resultados esperados para o tratamento ambulatorial. O tratamento de feridas é uma prática rotineira dos enfermeiros, e os locais onde realizam esse cuidado precisam ser avaliados, bem como os recursos utilizados. A prática dos curativos desenvolve reflexões sobre cuidado e tratamento para cada tipo de ferida, e a troca de experiências é mediadora na construção do conhecimento. Portanto, as experiências descritas neste estudo mostram uma realidade com implementações adaptadas, a fim de se refletir acerca do tratamento de feridas na atenção básica realizada pela equipe da Estratégia Saúde da Família.

Palavras-chave: Tratamento de feridas. Estratégia Saúde da Família. Curativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Siqueira de Araújo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Curso de Bacharelado em Enfermagem, Área das Ciências da Vida

Vilma Beltrame, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bacharelado em Enfermagem, Área de Ciências da Vida

Viviane Koepp Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bacharelado em Enfermagem, Área de Ciências da Vida

Referências

MORTON, Patrícia Gonce; FONTAINE, Dorrie K. Cuidado Críticos de Enfermagem: Uma Abordagem Holística. [revisão técnica Ivone Evangelista Cabral; tradução Aline Vecchi et al.]. [Reimpr.]. Rio de Janeiro – RJ: Guanabara Koogan, 2013. p. 1333.

SILVA, Roberto Carlos Lira da. et al. Feridas: fundamentos e atualizações em enfermagem. São Caetano do Sul – SP: Yendis, 2011, p. 153, 154.

Downloads

Publicado

2015-06-12

Como Citar

de Araújo, K. S., Beltrame, V., & Nardi, V. K. (2015). EXPERIÊNCIA NO TRATAMENTO DE FERIDAS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA, CAMPOS NOVOS, SC. Anais Da Semana Acadêmica E Mostra Científica De Enfermagem. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaissamcenf/article/view/7133

Edição

Seção

Resumos