Adequação em Diálise

Autores

  • Mariane Carolina Almeida UNOESC
  • Hotone Dallacosta HEMOSER
  • Fabiana Meneghetti Dallacosta UNOESC

Resumo

Um grande avanço no tratamento de diálise é a quantificação da hemodiálise, sendo o primeiro passo para sua adequação. Uma diálise adequada é aquela passível de verificação, que permite então minimizar os danos de morbimortalidade do cliente. Essa verificação refere-se a adequação, a qual se baseia em princípios e cálculos que indicam a qualidade da dialise. O objetivo deste trabalho foi avaliar a adequação da hemodiálise em pacientes crônicos que fazem o tratamento em uma clínica particular do meio oeste de Santa Catarina. Trata-se de um estudo transversal e qualitativo. A pesquisa foi composta por 29 pacientes que realizam hemodiálise através de fístula arteriovenosa. Foram coletadas amostras de sangue e encaminhadas ao laboratório para a realização da dosagem de ureia. Foi observado que a maioria da amostra apresentou índices de recirculação, quer seja intermediário ou alto, enquanto que as alterações observadas na Taxa de Redução da Ureia (URR) e na equação do Kt/V foram menos expressivas. Gênero e idade não interferiram significativamente para o aumento nos níveis das alterações encontradas no parâmetro de recirculação. Concluiu-se que de modo geral, o tratamento está sendo eficiente e adequado e que os parâmetros de adequação em diálise novamente se mostraram como ferramentas importantes, uma vez que foram capazes de detectar a eficiência e/ou ineficiência do procedimento de diálise.

Palavras-chave: Hemodiálise. Fístula Arteriovenosa. Adequação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Carolina Almeida, UNOESC

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus Joaçaba (2014). Atuou como estagiária na Farmácia Municipal da Secretaria de Saúde de Herval D Oeste - SC, contratada pelo Instituto Euvaldo Lodi. Também atuou como estagiária no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina - HEMOSC na cidade de Joaçaba - SC. Ainda participou do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde, programa estimulado e financiado pelo Ministério da Saúde. Desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso voltado a area de Nefrologia. Atualmente mestranda em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, tendo como foco de estudo a avaliação dos efeitos do tratamento com metformina e/ou sitagliptina sobre parâmetros metabólicos alterados pela dexametasona.

Fabiana Meneghetti Dallacosta, UNOESC

Enfermagem.

Referências

DRAIBE, S. A.; CENDOROGLO, M.; NADALETTO, M. A. Atualização em diálise: Adequação em hemodiálise crônica. J. Bras. Nefrol. 2000. Disponível em: < http://www.jbn.org.br/detalhe_artigo.asp?id=574>. Acesso em: 16 de outubro de 2014.

KDOQI. Clinical Practice Guidelines For Hemodialysis Adequacy. National Kidney Foundation, Inc, 2006. Disponível em: <http://www2.kidney.org/professionals/KDOQI/guideline_upHD_PD_VA/hd_guide2.htm>. Acesso em: 05 de outubro de 2014.

Downloads

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Almeida, M. C., Dallacosta, H., & Dallacosta, F. M. (2015). Adequação em Diálise. Anais Da Semana Acadêmica E Mostra Científica De Enfermagem. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaissamcenf/article/view/7063

Edição

Seção

Resumos