TIPOS DE PARTO E O PAPEL DO ENFERMEIRO
Resumo
A expectativa das mulheres a respeito da escolha do parto tem relação com o conhecimento sobre o assunto e as informações que são passadas durante a gestação. O componente curricular Saúde da Mulher II, do Curso de graduação em Enfermagem, aborda assuntos relacionados ao ciclo grávido-puerperal. A gestação significa um momento especial para a mulher, e a decisão pela via de parto é influenciada por inúmeros fatores, como os riscos e os benefícios, possíveis complicações e repercussões futuras. Atualmente, por meio da humanização do parto, os profissionais da área da enfermagem possuem um papel importante durante o pré-natal e, consequentemente, com a gestante. Esse material foi elaborado com o objetivo de descrever os diversos tipos de parto, podendo ser de escolha da gestante ou por necessidade, suas vantagens e desvantagens e métodos aplicados. Os tipos de parto descritos foram: parto normal, parto normal sem dor, parto natural, parto na água, parto Laboyer, parto domiciliar, parto de cócoras e parto cesariana. Concluiu-se que o nascimento de um bebê é um momento muito especial na vida da mulher e da família, exatamente por isso é normal que existam várias dúvidas em torno da escolha ao realizar o parto, sendo fundamental que a mulher saiba sobre os diferentes tipos, as vantagens e desvantagens, informando e esclarecendo o que será melhor para o bem-estar dela e do seu filho. Encontra-se, então, o importante papel do profissional Enfermeiro, participando na realização do trabalho; a equipe multiprofissional tem uma importância enorme no momento em que a mãe e a família escolhem um tipo de parto para o nascimento de seu filho. Torna-se relevante o Enfermeiro entender quais os fatores que realmente influenciam as gestantes na decisão da via de parto, pois a partir desse conhecimento se pode direcionar a atenção e o cuidado à saúde da mãe e do bebê.
Palavras-chave: Gestação. Tipos de parto. Enfermeiro. Cuidado mãe-bebê.
Downloads
Referências
BASBAUM, Claudio.Parto Leboyer… O que é?. [2017]. Disponível em: <http://consultadeenfermagem.com/parto-leboyer-o-que-e/> Acesso em: 23 mar. 2017.
CARVALHO,Felipe Cardoso de. Obstetrícia-parto humanizado. (2016). Disponível em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAZ5UAF/obstetricia-parto-humanizado?part=2> Acesso em: 27 mar. 2017
COREN/SP. Parto Domiciliar. Enfermagem Revista. São Paulo, n. 9, p.35-36, out-dez, 2014.
CORRÊA, Juliana Torres AlzuguirSnel. Entenda como é um parto normal passo a passo. São Paulo, [2017]. Disponível em: <http://www.cordvida.com.br/blog/entenda-como-e-um-parto-normal-passo-passo/> Acesso em: 23 mar. 2017.
CRIZÓSTOMO, Cilene Delgado; NERY, Inez Sampaio; LUZ, Maria Helena Barros. A vivência de mulheres no parto Domiciliar e hospitalar. Piauí, 2007.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v11n1/v11n1a14.pdf> Acesso em: 03 abr. 2017
MENEZES Paula Fernanda Almeida de; PORTELLA, Sandra Dutra Cabral; BISPO,Tânia Christiane Ferreira. A situação do parto domiciliar no brasil. Salvador, 2012. Disponível em: <https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/38> Acesso em: 03 abr. 2017.
PINHEIRO, Marcelle.Exercícios para facilitar o parto normal. (2016). Disponível em: <https://www.tuasaude.com/exercicios-para-facilitar-o-parto-normal/> Acesso em: 27 mar. 2017.
PORTAL A GRAVIDEZ. Parto natural. [2017]. Disponível em: <http://www.agravidez.com/parto-natural.html> Acesso em: 30 mar. 2017.
PORTAL BEBÊS. Parto a Fórceps. [2017]. Disponível em: <http://portalbebes.net/parto-a-forceps-vacuo-extrator/> Acesso em: 30 mar. 2017.
RICCI, Susan Scott. Enfermagem Materno-Neonatal e Saúde da Mulher. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
SEDICIAS, Sheila. Vantagens do parto normal para a mãe e para o bebê. (2016). Disponível em: <https://www.tuasaude.com/vantagens-do-parto-normal/> Acesso em: 27 mar. 2017.