ENFERMAGEM OBSTÉTRICA: ANÁLISE DAS DEMANDAS DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO

Autores

  • Patricia Zilio Tomasi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Andrieli Lovatel Unoesc
  • Letícia Masson Unoesc
  • Eduarda Koch Unoesc
  • Taline Masson Unoesc

Resumo

O componente curricular Saúde da Mulher II tem como finalidade o estudo do ciclo grávido-puerperal, considerando o binômio mãe-filho. A proposta de uma atividade na qual os acadêmicos realizassem uma pesquisa sobre a Pós-graduação em Enfermagem Obstetrícia resultou neste material. O objetivo com este estudo foi verificar quais eram as especializações de interesse dos acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de Joaçaba, SC. Para sua realização, foi utilizada a revisão de artigos com o intuito de se ampliar o conhecimento acerca do assunto. Foi realizada uma análise de caráter quantitativo e qualitativo para avaliar quais as especializações mais procuradas pelos acadêmicos e a fim de se verificar o interesse dos acadêmicos em se especializar em Saúde da Mulher. Esta pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017 com 142 acadêmicos de Enfermagem das 1ª, 3ª, 5ª, 7ª e 9ª fases da Unoesc Joaçaba. Os participantes da pesquisa citaram 11 especializações diferentes; alguns citaram mais do que uma. Como resultados, as especializações mais citadas como interesse dos acadêmicos foram: Enfermagem em Urgência e Emergência (57 acadêmicos), Enfermagem em Centro Cirúrgico (33 acadêmicos), Enfermagem em Pediatria (32 acadêmicos) e Enfermagem Obstetrícia (31 acadêmicos), ficando em 4º lugar entre as mais desejadas. Este estudo foi muito relevante, pois se percebeu o interesse dos acadêmicos em realizar uma especialização após a graduação e que os futuros profissionais estarão preparados para o mercado de trabalho.

Palavras-chave: Acadêmicos. Pós-graduação. Enfermagem Obstetrícia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Zilio Tomasi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área das Ciências da Vida

Curso de Enfermagem

Referências

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução Cofen na 0516/2016. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-05162016_41989.html. Acesso em: 28 mar. 2017.

BARBOSA, P. G.; CARVALHO, G. M.; OLIVEIRA L. R. Enfermagem obstétrica: descobrindo as facilidades e dificuldades do especialista nesta área. São Paulo, p. 458-465, 2008.

Obstetrícia: saiba mais sobre o curso e o mercado. Disponível em < http://www.guiadacarreira.com.br/cursos/obstetricia/> Acesso em: 27 mar. 2017.

Entidades da enfermagem debatem sobre a importância da Enfermagem Obstétrica. Disponível em: <http://www.coren-pi.com.br/entidades-da-enfermagem-debatem-sobre-a-importancia-da-enfermagem-obstetrica_4217.html>. Acesso em: 05 abril 2017.

Especialização em enfermagem obstétrica: percepções de egressas quanto ao exercício profissional e satisfação na especialidade. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000300009>. Acesso em: 05 abril 2017.

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

Tomasi, P. Z., Lovatel, A., Masson, L., Koch, E., & Masson, T. (2017). ENFERMAGEM OBSTÉTRICA: ANÁLISE DAS DEMANDAS DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO. Anais Da Semana Acadêmica E Mostra Científica De Enfermagem, 13. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaissamcenf/article/view/13434

Edição

Seção

Resumos