PERFIL DE EGRESSOS DE ENFERMAGEM NO MUNDO DO TRABALHO: DA FORMAÇÃO À ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Renata Dalberto UNOESC
  • Viviane Koepp Nardi
  • Geisson Marcos Nardi

Resumo

O mundo de trabalho vem sofrendo modificações em todas as áreas. A globalização e os avanços tecnológicos deixam o mundo de trabalho mais exigente; assim, os jovens precisam estar capacitados para se inserir no mercado. Neste estudo teve-se como objetivo caracterizar o perfil e as dificuldades encontradas pelos enfermeiros na transição acadêmico-profissional de uma instituição universitária localizada no Meio-oeste catarinense. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo. A coleta de dados ocorreu entre junho e julho de 2016, por meio de questionário semiestruturado por intermédio do Google Docs. Participaram 74 egressos do Curso de Enfermagem, graduados no período entre 2009 e 2015. Os resultados demonstram que a maioria dos formados não teve dificuldades para conseguir o primeiro emprego, 90,5% estão trabalhando como enfermeiros, estão satisfeitos com a formação recebida e ingressaram por diversos meios no mundo de trabalho. Relataram críticas em relação à graduação como uma visão com ênfase hospitalocêntrica, baixa carga horária de aulas práticas no laboratório e falta de experiência dos docentes, principalmente em campo de estágio. Concluiu-se que a maioria dos egressos está inserida no mundo de trabalho, e que o curso oferece condições para competirem profissionalmente, porém se deve atentar para as necessidades e tendências do mercado.

Palavras-chave: Enfermagem. Educação em enfermagem. Mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Alyne Mágda de Lima et al. Pesquisa científica na graduação em enfermagem e sua importância na formação profissional. Revista enfermagem UFPE on-line, Recife, v. 9, n. 9, p. 9180-9187, set. 2015. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/8106/13025>. Acesso em: 13 out. 2016.

BACKES, Vânia Marli Schubert; MOYÁ, Jose Luis Medina; PRADO, Marta Lenise do Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem. Revista Latino Americana de Enfermagem, v. 19, n. 2, mar./abr. 2011. Disponível em: <http://r.search.yahoo.com/_ylt=A0LEVj1Wnv5XIGwAKP0f7At.;_ylu=X3oDMTByMG04Z2o2BHNlYwNzcgRwb3MDMQRjb2xvA2JmMQR2dGlkAw--/RV=2/RE=1476333270/RO=10/RU=http%3a%2f%2fwww.scielo.br%2fpdf%2frlae%2fv19n2%2fpt_26.pdf/RK=0/RS=ghJwwhEx7ECX0kMKoHDjbBWdXjU->. Acesso em: 12 out. 2016.

BRASIL. Lei n. 7.498, de 25 de julho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 jun. 1986. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7498.htm>. Acesso em: 12 out. 2016.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 2016. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 07 out. 2016.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei n. 459/2015. Dispõe sobre o Piso Salarial do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira. Brasília, DF, 25 fev. 2015. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=949035>. Acesso em: 15 out. 2016.

CAMBIRIBA, Thayse Fernanda Colombo; FERRONATO, Aline Ferreira; FONTES, Kátia Biagio. Percepções de egressos de enfermagem frente a inserção no mercado de trabalho. Arquivo de Ciência da Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 18, n. 1, p. 27-32, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5155/2981>. Acesso em: 08 out. 2016.

CANCIAN, Leandra. Enfermeiros atuantes no Hospital Universitário Santa Terezinha [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 04 out. 2016

CASTAGNA, Valdirlei. Mercado de trabalho da enfermagem: aspectos gerais. Enfermagem em Foco, v. 7, p. 35-62, 2016. Edição Especial. Disponível em: <http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/694/304>. Acesso em: 15 out. 2016.

CARRIJO, Clarissa Irineu de Sousa. et al. A empregabilidade de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 356-363, jul./set. 2007. Disponível em: <http://www.facenf.uerj.br/v15n3/v15n3a06.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2016.

COLENCI, Raquel. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de um curso de graduação em Enfermagem de instituição privada. 2009. 145 p. Dissertação (Mestrado em enfermagem)‒Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2009. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/96443/colenci_r_me_botfm.pdf?...1>. Acesso em: 26 maio 2016.

COLENCI, Raquel; BERTI, Heloisa Wey. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem. Revista da escola de enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 158-166, fev. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342012000100022&script=sci_arttext>. Acesso em: 26 maio 2016.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução COFEN-293/2004. Fixa e Estabelece Parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nas Unidades Assistenciais das Instituições de Saúde e Assemelhados. Rio de Janeiro, 21 set. 2004. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2932004_4329.html>. Acesso em: 09 out. 2016.

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM. Mapa da enfermagem de Santa Catarina. Florianópolis, 2016. Disponível em: <http://www.corensc.gov.br/iframe/mapa_coren/>. Acesso em: 09 out. 2016.

DALLACOSTA, Fabiana Meneghetti; MAKOWSKI, Rosê Maria; TOMASI, Patricia Zilio. Enfermagem na Unoesc Joaçaba: 10 anos de história. Joaçaba: Ed. Unoesc, 2016.

DELUIZ, Neise. Humanizar cuidados de saúde: uma questão de competência. Ministério da Saúde, 2001. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/profae/Revista2002.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2016.

DIAS, Alexsandro de Oliveira; GUARIENTE, Maria Helena Dantas de Menezes; BELEI, Renata Aparecida. O enfermeiro recém-graduado e o primeiro emprego. Percepções da formação na graduação e da atuação profissional. Arquivos de Ciência da Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 8, n. 1, p. 19-24, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/237/210>. Acesso em: 01 jul. 2016.

FERREIRA, Rosa Gomes. Estresse do profissional de enfermagem no serviço noturno: uma questão de saúde. Revista Saúde e Desenvolvimento, v. 7, n. 4, jan./dez. 2015. Disponível em: <http://www.grupouninter.com.br/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/viewFile/396/278>. Acesso em: 06 out. 2016.

FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ. Pesquisa inédita traça perfil da enfermagem no Brasil. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/pesquisa-inedita-traca-perfil-da-enfermagem-no-brasil>. Acesso em: 08 out. 2016.

IBGE. Estimativa da população 2016. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=420670&search=santa-catarina|herval-d`oeste>. Acesso em: 07 out. 2016.

JESUS, Bruna Helena de et al. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Escola Anna Nery, Rio de janeiro, v. 17, n. 2, p. 336-345, abr./jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v17n2/v17n2a19.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2016.

JESUS, Elaine dos Santos et al. Preconceito na enfermagem: percepção de enfermeiros formados em diferentes décadas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 164-170. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/download/40523/43617>. Acesso em: 02 maio. 2016.

JESUS, Bruna Helena de; GOMES, Diana Coelho; SPILERE, Lia Beatriz Bortolotto. CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO CRÍTICO - CRIATIVA NA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: visão de egressos de enfermagem. Florianópolis, 2011. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121476>. Acesso em: 19 out. 2016.

JUNGES, Kelen do Santos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Respectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 285-317, jan./abr. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p285/31220>. Acesso em: 02 maio 2016.

LIMA, Cássio de Almeida; VIEIRA, Maria Aparecida; COSTA, Fernanda Marques da. Caracterização dos estudantes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Revista Norte Mineira de Enfermagem, Monte Claros, v. 3, n. 2, p. 33-46. 2014. Disponível em: <http://www.renome.unimontes.br/index.php/renome/article/view/72/98 >. Acesso em: 07 out. 2016.

LIMA, Maria Alice Dias da Silva. Ensino de enfermagem: retrospectiva, situação atual e perspectiva. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 47, n. 3, p. 270-277, jul./set. 1994. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671994000300008>. Acesso em: 14 out. 2016.

LIMA, Marlinir Bezerra de et al. Agentes estressores em trabalhadores de enfermagem com dupla ou mais jornada de trabalho. Revista de pesquisa: Cuidado é fundamental online, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 3259-3266, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1907/pdf_683>. Acesso em: 12 out. 2016.

LOPES, Marta Júlia Marques; LEAL, Sandra Maria Cezar. A feminização persistente na qualificação profissional da enfermagem brasileira. Gênero e Saúde, Porto Alegre, v. 24, p. 105-125, jan./jun. 2005. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2016.

LOPES, Lúcia Marlene Macário; SANTOS, Sandra Maria Pereira dos. Florence Nightingale – Apontamentos sobrea fundadora da Enfermagem Moderna. Revista de Enfermagem Referência, v. 3, n. 2, p. 181-189, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/ref/vserIIIn2/serIIIn2a19.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2016.

MACHADO, Maria Helena et al. Aspectos gerais da formação da Enfermagem: o perfil da formação dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares. Enfermagem em Foco, v. 6, n. 2/4, p. 15-34, 2016. Disponível em: <http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/687/297>. Acesso em: 12 out. 2016 a.

MACHADO, Maria Helena et al. Mercado de trabalho da enfermagem: aspectos gerais. Enfermagem em Foco, v. 6, n. 1/4, p. 43-78, 2016. Disponível em: <http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/691>. Acesso em: 07 out. 2016 b.

MAIA, Sayonara Ferreira. Perfil dos egressos do curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal. 2014. 100 p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)‒Universidade Federal do Piauí, Teresina. Disponível em: <http://repositorio.ufpi.br/xmlui/handle/123456789/175>. Acesso em: 05 maio 2016.

MAIER, Suellen Rodrigues de Oliveira; MATTOS, Magda de. O trabalhar e o estudar no contexto universitário: uma abordagem com trabalhadores-estudantes. Saúde, Santa Maria, v. 42, n. 1, p. 179-185, jan./jun. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/20477/pdf>. Acesso em: 12 out. 2016.

MALAGUTTI, Willian. Novas competências na atuação dos enfermeiros no mundo globalizado. J Management Primary Health Care, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 70-71, 2012. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2016.

MARTINS, Christiane et al. Perfil do enfermeiro e necessidades de desenvolvimento de competência profissional. Texto & Contexto – enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 3, jun./set. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000300012>. Acesso em: 20 jul. 2016.

MATTOSINHO, Mariza Maria Serafim et al. Mundo do trabalho: alguns aspectos vivenciados pelos profissionais recém- formados em enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 466-471. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v23n4/04.pdf>. Acesso em: 14 out. 2016.

MEDINA, Neuma Vital Julca; TAKAHASHI, Regina Toshie. A busca da graduação em enfermagem como opção dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 101-108, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v37n4/12.pdf>. Acesso em: 14 out. 2016.

MEIRA, Maria Dyrce Dias; KURCGANT, Paulina. Avaliação de curso de graduação segundo egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 481-485, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2016.

MORAIS, Marisa Pires de et al. Insatisfação no trabalho de enfermeiros de um

Hospital universitário. Cogitare Enfermagem, Paraná, v. 19, n. 2, p. 316-322, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/31529/2275>. Acesso em: 13 out. 2016.

MOREIRA, Augusto José do Nascimento et al. Mundo do trabalho: dificuldades e desafios enfrentados pelos enfermeiros recém-admitidos em unidades hospitalares. Revista Rede de Cuidados em Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 1-16, 2016. Disponível em: < http://publicacoes.unigranrio.br/index.php/rcs/article/view/3966/2047>. Acesso em: 10 set. 2016.

NETO, José Milton Barros et al. A formação do profissional enfermeiro e o mercado de trabalho na atualidade. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 5, n. 1, p. 176-193. 2014. Disponível em: <http://gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/675/pdf_1>. Acesso em: 03 out. 2016.

NUNES, Carina Maria et al. Satisfação e insatisfação no trabalho na percepção de enfermeiros de um hospital universitário. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 252-257, abr./jun. 2010. Disponível em: <https://www.fen.ufg.br/fen_revista/v12/n2/v12n2a04.htm>. Acesso em: 05 out. 2016.

OLIVEIRA, Rafaela Bueno; TASHIMA, Cristiano Massao; COSTA, Talita Vidotte. Competências curriculares para a formação profissional: percepção de enfermeiros egressos de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UENP, 5., Bandeirantes. Anais eletrônicos... Paraná, 2015. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Mg25FPWedvsJ:www.uenp.edu.br/certificados/propg/2015/Joic%2520V%2520-%2520UENP/Ciencias%2520da%2520Saude/RAFAELA%2520BUENO%2520OLIVEIRA.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>.

Acesso em: 04 out. 2016.

OLIVEIRA, Lílian Rodrigues et al. Trajetória profissional de egressos de enfermagem. Revista Interdisciplinar, Teresina, v. 9, n. 1, p. 125-134, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/668/pdf_29>. Acesso em: 10 ago. 2016.

OGUISSO, Taka. Trajetória histórica da enfermagem. Barueri: Manole, 2014.

PAULA, Márcia Bernadete Leão dos Santos. A inserção do jovem no mercado de trabalho: as dificuldades enfrentadas pelos jovens negros em busca do primeiro emprego. 2012. 37 p. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas com foco em Raça e Gênero)‒Universidade Federal de Ouro preto, Conselheiro Lafaiete, 2012. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2016.

PAVA, Andrea Macêdo; NEVES, Eduardo Borba. A arte de ensinar enfermagem: uma história de sucesso. Revista brasileira de enfermagem, Brasília, DF, v. 64, n. 1, jan./fev. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000100021>. Acesso em: 23 set. 2016.

PEREIRA, Reinaldo Arruda. A importância da Iniciação Científica na formação acadêmica e profissional do aluno. Revista Davar Policêmica, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 1-11, 2014. Disponível em: http://sistemabatista.edu.br/SEER/index.php/DP/article/view/252/191. Acesso em: 18 out. 2016.

PÜSCHEL, Vilanice Alves de Araújo; INÁCIO, Mariana Pereira; PUCCI, Patrícia Prici Agustini. Inserção dos Egressos da Escola de Enfermagem da USP no Mercado de Trabalho: Facilidades e Dificuldades. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 535-542, 2009. Disponível em: <http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/4092>. Acesso em: 02 out. 2016.

RÁDIO CATARINENSE. Governador do Estado inaugura ampliação do HUST em Joaçaba. Joaçaba, 2016. Disponível em: <http://www.radiocatarinense.com.br/index.php/2016/04/08/governador-do-estado-inaugura-ampliacao-do-hust-em-joacaba/>. Acesso em: 06 nov. 2016.

RODRIGUES, Rosa Maria; CONTERNO, Solange de Fátima Reis; GUEDES, Giovanna Carolina. Formação na graduação em enfermagem e impacto na atuação profissional na perspectiva de egressos. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 6, n. 17, p. 26-43, 2015. Disponível em: <http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/744/685>. Acesso em: 04 out. 2016.

ROVER, Ardinete; PEREIRA, Débora Diersmann Silva. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos. Joaçaba. Editora UNOESC, 2013.

SANTOS, Silvana Sidney Costa. Currículos de enfermagem do Brasil e as diretrizes - novas perspectivas. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 56, n. 4, p. 361-364, jul./ago. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v56n4/a09v56n4.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2016.

SILVA, Annyelle Magda Souza da; OLIVEIRA, Mayara Evelin Soares de; OLIVEIRA, Rita Patrícia Almeida de. Jovens Administradores e o Mercado de Trabalho. Ciências humanas e sociais, Recife, v. 2, n. 1, p. 39-52. 2015. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/facipehumanas/article/download/3052/1663>. Acesso em: 15 out. 2016.

SILVA, Manoel Carlos Neri da. Conselho Federa de Enfermagem no desenvolvimento de Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde: Perspectivas e desafios. Enfermagem em Foco, v. 7, 2016. Disponível em: <http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/698/308>. Acesso em: 07 out. 2016.

SILVA, Mary Gome et al. Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 176-184, jan./mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v19n1/v19n1a21.pdf>. Acesso em: 01 out. 2016.

SOUZA, Ana Célia Caetano de et al. Formação do enfermeiro para o cuidado: reflexões da prática profissional. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59, n. 6 p. 805-807, nov./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000600016>. Acesso em: 18 ago. 2016.

SOUZA, Luis Paulo Souza e et al. Os desafios da recém-formado em Enfermagem no mundo do trabalho. Revista cubana de enfermagem, v. 30, n. 1, 2014. Disponível em: <http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/127/79>. Acesso em: 16 set. 2016.

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Histórico: Uma evolução percebida ao longo do tempo. Joaçaba, 2016. Disponível em: <http://www.unoesc.edu.br/unoesc/historico>. Acesso em: 08 out. 2016.

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Projeto de Universidade. Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina. Porto Alegre: Evangraf, 1991.

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Projeto pedagógico do curso de enfermagem. Joaçaba, 2009.

VALL, Janaina; PEREIRA, Laura França; FRIESEN, Tatiane Temmy. O perfil do acadêmico de Enfermagem em uma Faculdade Privada da cidade de Curitiba. Cadernos da Escola de Saúde da UNIBRASIL, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://revistas.unibrasil.com.br/cadernossaude/index.php/saude/article/viewFile/18/18>. Acesso em: 12 out. 2016.

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

Dalberto, R., Nardi, V. K., & Nardi, G. M. (2017). PERFIL DE EGRESSOS DE ENFERMAGEM NO MUNDO DO TRABALHO: DA FORMAÇÃO À ATUAÇÃO PROFISSIONAL. Anais Da Semana Acadêmica E Mostra Científica De Enfermagem, 19. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaissamcenf/article/view/12699

Edição

Seção

Resumos