MÉTODOS DE EXTRAÇÃO MANUAL DE LEITE: ORDENHA E BANCOS DE LEITE
Resumo
Este trabalho faz parte do componente curricular Saúde da Mulher II, do Curso de Enfermagem. Tem por objetivo apresentar o conceito de Banco de Leite Humano, bem como demonstrar a importância do papel do profissional Enfermeiro no processo de aleitamento materno. Trata-se de um levantamento bibliográfico sobre o objeto de estudo e posterior elaboração de banner explicativo, que será disponibilizado para uso em atividades práticas dos acadêmicos de Enfermagem. O método de extração manual de leite, a ordenha é a retirada do leite materno por meio da manipulação da mama lactante pressionando-a cuidadosamente, quer para doação, quer para o próprio filho, podendo ser feita pela própria mãe, por alguém de sua escolha ou por um profissional da saúde. Preferencialmente, que seja realizada com as mãos por ser a forma menos traumática e dolorosa; além de ser econômica, reduz possíveis riscos de contaminação e pode ser feita sempre que necessário pela mulher. Já o banco de leite humano é um serviço especializado vinculado a um hospital, voltado à atenção materna e infantil. O banco de leite humano tem como missão promover a saúde da mulher e da criança, assim como proteger e apoiar o aleitamento materno e a execução de atividades de coleta da produção de leite da mãe, classificação, controle de qualidade e distribuição do leite coletado. É responsável pela diminuição da mortalidade infantil. O leite humano doado pode salvar muitas crianças ainda no início de suas vidas; assim, é importante a divulgação dessa estratégia, tanto para a população quanto para os profissionais da saúde. Estamos convencidos que a Enfermagem exerce importante papel de agente orientador e executor com as gestantes e puérperas, sendo esse um assunto que necessita ser lembrado a todo o momento para melhor conscientização da população de um modo geral.
Palavras-chave: Banco de leite humano. Aleitamento materno. Enfermagem.
Downloads
Referências
BRASIL. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Banco de leite Humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos. Brasília: ANVISA, 2008.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Resolução RDC n 171, de 04 de setembro de 2006. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o funcionamento de Bancos de Leite Humano. Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 05 de setembro de 2006.
CARVALHO, Marcus Renato de. Amamentação: bases científicas. 2.ed. – Rio de Janeiro : Guanabara Koogan,2005.
FIOCRUZ. Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano. Curso de Implantação, Região Sul, 2003.
Manual da mamãe. Doação de leite materno. Disponível em:< http://manualdamamae.com/texto/detalhes/doacao-de-leite-materno>. Acesso em: 27 abr. 2016.
Serviço Nacional de Saúde. Saúde materna e infantil. Disponível em:< http://www.arsalgarve.min-saude.pt/portal/?q=node/2536>. Acesso em: 27 abr. 2016.
SILVA, W.G. Normas Técnicas para Banco de Leite Humano: Uma proposta para Subsidiar a Construção para Boas Práticas. Rio de Janeiro, 2004. Tese (Doutorado) – IFF/FIOCRUZ.
Portal Brasil. Importância dos bancos de leite humano. Disponível em:< http://www.brasil.gov.br/saude/2014/05/saiba-mais-sobre-a-importancia-dos-bancos-de-leite-humano>. Acesso em: 27 abr. 2016.