DIETA COM BASE EM CARBOIDRATOS EM PACIENTES DIABÉTICOS

Autores

  • Junia Ruaro UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Samanta Vebber UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Jessica Viel UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Denis Conci Braga

Resumo

A dieta com base em carboidratos proporciona um consumo consistente de hidratos de carbono às refeições, indo ao encontro dos alvos da terapia nutricional no tratamento do diabetes com o objetivo de regular os níveis glicêmicos, proporcionar energia adequada para alcançar e manter o peso corporal razoável em adultos e prevenir ou tratar complicações como doenças renais, cardiovasculares e neuropatias. Como objetivo, buscou-se demonstrar a utilização da dieta com base em carboidratos como instrumento para o auxílio no controle glicêmico dos pacientes diabéticos atendidos pela atenção básica, relatando as dificuldades relacionadas à adesão por parte dos pacientes, das recomendações e orientações sugeridas. Trata-se de um relato de experiência, realizado na Estratégia Saúde da Família Irmã Thereza Uber, no município de Água Doce, Meio-Oeste de Santa Catarina, cuja população é de 4.095 habitantes.  O registro da pesquisa foi feito por meio de planilha na qual constam os alimentos que podem ser consumidos e as porções a serem ingeridas nas refeições, Essas orientações foram repassadas pelo médico nas consultas individuais a seus pacientes e nas reuniões com os grupos de insulinodependentes e Hiperdia. A orientação nutricional e o estabelecimento de dietas para um melhor controle metabólico, associado a mudanças no estilo de vida, são fundamentais no tratamento do paciente diabético. Apesar de muitos pacientes não terem aderido à orientação, aos que seguiram a dieta se observou redução dos níveis glicêmicos. Por meio da descrição desse relato se percebe que, no plano alimentar, devem ser considerados os hábitos alimentares dos indivíduos, suas condições socioeconômicas e o acesso aos alimentos. Porém, mudanças não são fáceis de ser realizadas, uma vez que envolvem valores culturais e tradições regionais, justificando, assim, a alta resistência à adequação da dieta em suas vidas. Essa experiência, por meio da orientação e do atendimento a esses pacientes, possibilita compreender as dificuldades que possuem para aderir à dieta prescrita e às recomendações nutricionais. Contudo, faz parte da prática clínica orientar e reforçar a adesão em cada oportunidade de atendimento, de forma a minimizar complicações que possam vir a ocorrer em decorrência da descompensação da doença.

Palavras-chave: Recomendações nutricionais. Diabetes Mellitus. Atenção primária à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junia Ruaro, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

 Graduanda da 7ª fase da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Samanta Vebber, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Graduanda da 7ª fase da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Jessica Viel, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Graduanda da 7ª fase da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Referências

LARSEN,P. Reed; KRONENBERG, Henry M.; MELEMED, Schlomo; POLONSKY, Kenneth S.. Tratado de endocrinologia. 11ª edição. Editora Elsevier,2007.

VILAR, Lúcio.Endocrinologia Clínica. 5ª edição.Editora Guanabara Koogan, 2013.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Diabetes Mellitus. Brasília. Ministério da Saúde, 2006.

Downloads

Publicado

2014-05-20

Como Citar

Ruaro, J., Vebber, S., Viel, J., & Braga, D. C. (2014). DIETA COM BASE EM CARBOIDRATOS EM PACIENTES DIABÉTICOS. Anais De Medicina, 1(1), 18. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/4672

Edição

Seção

Resumos