Perfil dos pacientes com câncer colorretal internados em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário do Meio-Oeste de Santa Catarina

Autores

  • Petra Zieher UNOESC
  • Luana Turra
  • Mariane Carolina de Almeida
  • Antuani Rafael Baptistella

Resumo

Introdução: O câncer colorretal (CCR) é a terceira neoplasia maligna mais comumente diagnosticada e a quarta principal causa de morte por câncer. Na região Sul, em homens é o terceiro mais frequente e o segundo em mulheres. Ele acomete os intestinos grosso e reto e é influenciado principalmente pela adoção de maus hábitos de vida. A cirurgia é um dos principais métodos utilizados para o tratamento da doença, e, consequentemente, a internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem sido cada vez mais frequente, passando a ser um suporte importante. Objetivo: Identificar o perfil clínico e demográfico, tempo de internação e desfecho dos pacientes com câncer colorretal internados na UTI do Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba, SC, no período de abril a novembro de 2017, por meio de consulta aos prontuários. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, prospectivo, de caráter quantitativo. Resultados: Foi constatado que dos 20 pacientes com CCR, 11 (55%) eram do sexo masculino e 9 (45%) do feminino, 20 (100%) eram indivíduos brancos e em sua maioria casados (14 – 70%), com idade média de 63,8 anos, sendo máxima de 88 anos e mínima de 34 anos. Em relação aos hábitos de vida, 5 (25%) eram tabagistas e 3 (15%) etilistas. As comorbidades prévias mais prevalentes foram a Hipertensão Arterial Sistêmica (9 – 45%) e Diabete Mellitus (3 – 15%). Quanto aos tratamentos mais utilizados destacam-se a cirurgia oncológica, realizada em 10 (50%) pacientes, e a cirurgia oncológica associada à quimioterapia, (7 – 35%). Sobre os recursos terapêuticos na terapia intensiva, 8 (40%) utilizaram sedativos, 8 (40%) oxigenoterapia, 7 (35%) Ventilação Mecânica Invasiva, 14 (70%) Acesso Venoso Central, 17 (85%) Sonda Vesical de Demora, 5 (25%) Sonda Nasogástrica e 5 (25%) Sonda Nasoenteral. O tempo de internação em média foi de cinco dias, sendo no mínimo um e no máximo 31 dias. O índice de alta da UTI foi de 14 (70%) e de óbito 6 (30%). Conclusão: Com tais resultados, pode-se inferir que os pacientes com CCR internados na UTI são na maioria idosos, em período pós-operatório de cirurgia oncológica e que utilizam uma importante quantidade de recursos terapêuticos, tendo como desfecho mais frequente a alta da unidade de terapia intensiva.

Palavras-chave: Neoplasias colorretais. Unidades de Terapia Intensiva. Perfil de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SOARES, Marcio. Medidas simples reduzem risco de morte de pacientes com câncer em UTIs. Revista Onco. Ago. 2016. Disponível em:<http://revistaonco.com.br/medidas-simples-reduzem-risco-de-morte-de-pacientes-com-cancer-em-utis/>. Acesso em: 18 jul. 2018.

INCA. Estimativas 2018: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em:< http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/estimativa-2018.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2018.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ações de enfermagem para o controle do câncer. 3. Ed. Ver. E ampl. Rio de janeiro. 2008. 601p. Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acoes_enfermagem_controle_cancer.pdf>. Acesso em 18 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2018-10-02

Como Citar

Zieher, P., Turra, L., Almeida, M. C. de, & Baptistella, A. R. (2018). Perfil dos pacientes com câncer colorretal internados em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário do Meio-Oeste de Santa Catarina. Anais De Medicina, (1), 77–78. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/18907

Edição

Seção

Resumos