TUMORES RELACIONADOS AO HPV: ESTUDO RETROSPECTIVO DE QUATRO CASOS SOBRE MULHERES PÓS-MENOPAUSA
Resumo
Papilomavírus humano (HPV) é um vírus transmitido sexualmente que pode ficar no organismo por anos e não desenvolver sintomas; porém os tipos de alto risco, como 16 e 18, estão associados à maior incidência de câncer de colo de útero (INCA, 2016). No presente estudo teve-se como objetivo analisar casos em que mulheres no período pós-menopausa não detectaram a presença do vírus HPV antes de o tumor se desenvolver. Trata-se de uma análise de relatos de caso encontrados no PubMed de quatro mulheres com quadros parecidos de não diagnóstico da patologia citada. Os quatro casos estudados são de mulheres no período pós-menopausa, entre 63 e 79 anos, que desenvolveram câncer de colo de útero em razão da presença do HPV. Em um dos casos, o exame citopatológico não foi capaz de detectar a existência do vírus, e nos outros três, o diagnóstico tardio veio apenas para confirmar a suspeita da relação entre o desenvolvimento do câncer com o HPV (SHI et al., 2015; ZAPPACOSTA, 2015). A importância de efetuar o preventivo é evidente em qualquer faixa etária. Em mulheres de meia idade, inclusive as pós-menopáusicas, o exame deve ser indispensável e anual, visto que muitas o negligenciam por acreditarem não estar mais suscetíveis a determinadas patologias depois de certa idade. Por possuir algumas limitações como alta taxa de falsos negativos, outras formas de diagnóstico para infecção decorrente de HPV devem ser utilizadas. A partir da análise dos casos, evidencia-se a necessidade de um acompanhamento bem feito da saúde da mulher idosa, seja por Papanicolau ou exames complementares, como testes biomoleculares para HPV, pois esta é a melhor maneira de identificá-lo e prevenir o câncer de colo de útero (SHI et al., 2015; ZAPPACOSTA, 2015).
Palavras-chave: HPV pós-menopausa. Papanicolau. Câncer de colo de útero.
Downloads
Referências
ADAD, Sheila Jorge et al. Prevenção do câncer do colo uterino: testes biomoleculares para HPV. Revista Femina, Maio/Junho 2007, v. 35, n. 5. Disponível em: http://www.febrasgo.org.br/site/wp-content/uploads/2013/05/Femina355p295-300.pdf. Acesso em: 08 set. 2016.
SHI, Xiaohua et al. Co-existing of adenoid cystic carcinoma and invasive squamous cell carcinoma of the uterine cervix: a report of 3 cases with immunohistochemical study and evaluation of human papillomavirus status. Diagnostic Pathology, agosto 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4545692/. Acesso em: 04 set. 2016.
ZAPPACOSTA, Roberta et al. A very rare case of HPV-53-related cervical cancer, in a 79-year-old woman with a previous history of negative Pap cytology. Dovepress, abril 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3998847/. Acesso em: 04 set. 2016.